Home / Ásia / Barém - Bahrein / O Barém: ilhas de areia e recifes

O Barém: ilhas de areia e recifes

O Barém (Dawlat al-Bahrain) é um emirato, composto de 30 ilhas, situadas ao largo da costa oriental da Península Arábica no Golfo Pérsico entre a península de Qatar e a costa da Arábia Saudita. Manama é a capital.

As ilhas são de coral e areia e as mais importantes são: A ilha de Bahrein é a maior com 572 km², seguidas da ilha de Hawar com 38 km², da ilha de Umm Nasan com 19 km², da ilha de Muharraq com 17 km² e da ilha de Sitra com 10 km². O ponto mais alto do país é o Jabal Dukhan com 122 metros na ilha de Bahrain.

Mais da metade da população é estrangeira, que veio para Barém, devida às oportunidades de emprego, oferecidas pelo país. Os habitantes indígenas são todos muçulmanos. Mas de todos os moradores do pequeno emirato 70% seguem a religião muçulmana, 15% a cristã e 15% outras religiões.

A economia do Bahrein é baseada na exploração dos campos petrolíferos, no refino de petróleo, nas finanças e no comércio. A agricultura é desenvolvida e produz tâmaras, frutas cítricas, arroz, tomates e legumes. Alguma importância é coberta pela pesca, em especial a de ostras pérola.

O turismo está tornando-se um recurso importante para o pequeno emirato do Barém. A arquitetura do país combina a cultura árabe moderna e o legado arqueológico de cinco mil anos de civilização. Entre os sítios mais visitados há os restos de várias fortalezas, construídas pelos portugueses, incluindo o Qalat Al Bahrain, que faz parte do Património Mundial da UNESCO.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 678 km²: Área arável 9%, prados e pastagens 0%, florestas e arbustos 0%, terra inculta e improdutiva 91%
  • População: 1.234.000, incluindo 666 mil estrangeiros (dados de 2010) – árabes 70%, asiáticos (indianos, paquistaneses, filipinos, bengali), europeus, americanos
  • Capital: Manama.
  • Língua oficial: A língua oficial é o árabe.
  • Religião: muçulmanos 70% (xiitas 40% e sunitas 30%), cristãos 15%, outras religiões 15%
  • Moeda: Dinar bareinita (BHD)
  • Fuso horário: UTC+3 horas