Home / Europa / Itália / Florença atrações turísticas: que ver em Florença
Duomo, Florença, Toscana, Itália. Author and Copyright Marco Ramerini
Duomo, Florença, Toscana, Itália. Author Marco Ramerini

Florença atrações turísticas: que ver em Florença

A atração mais famosa de Florença é a catedral da cidade com sua cúpula magnífica, construída por Filippo Brunelleschi. A torre do sino nas proximidades (projetada por Giotto) e o Batistério são também grandes atrações.

O coração da cidade é a Piazza della Signoria, o ponto focal das origens da cidade e da história da República de Florença. Este belo museu ao ar livre evoca séculos de grandeza e poder. O majestoso Palazzo Vecchio do século XIV domina ainda a praça com a sua torre com ameias.

Outras atrações na praça são a Loggia della Signoria, a Galleria degli Uffizi (um dos mais importantes museus do mundo), o Palazzo del Tribunale della Mercanzia (1359), a fonte de Nettuno – chamado pelos florentinos Biancone – por Bartolomeo Ammannati e o Palazzo Uguccioni do século XVI.

Basilica di Santa Maria Novella, Florença, Toscana, Itália. Author and Copyright Marco Ramerini

Basilica di Santa Maria Novella, Florença, Toscana, Itália. Author Marco Ramerini

A Galleria degli Uffizi é um dos museus de arte mais antigos e famosos do mundo. O museu contém várias obras-primas de Cimabue (Maestà), Duccio (Maestà), Giotto (A Madona Ognissanti, Badia Polyptych), Simone Martini (Anunciação), Paolo Uccello (A Batalha de São Romano), Piero della Francesca (Diptych do Duque Federico de Montefeltro e da Duquesa Battista Sforza de Urbino), Fra Filippo Lippi (Madona com o Menino e Dois Anjos), Andrea del Verrocchio (O Baptismo de Cristo), Hugo van der Goes (O Tríptico Portinari), Sandro Botticelli (Primavera, o Nascimento de Vênus, a Adoração dos Magos e outras obras-primas), Leonardo da Vinci (a Anunciação, a Adoração dos Magos), Piero di Cosimo (Perseus Andromeda libertadora), Albrecht Dürer (a Adoração dos Magos), Michelangelo (Tondo Doni), Rafael (Madona do Pintassilgo, o Papa Leão X com os cardeais Giulio de’ Medici e Luigi de’ Rossi), Tiziano (Flora, Vênus de Urbino), Parmigianino (a Madona do pescoço longo), Caravaggio (Baco, o Sacrifício de Isaac, Medusa).

Palazzo Vecchio, Florença, Toscana, Itália. Author and Copyright Marco Ramerini

Palazzo Vecchio, Florença, Toscana, Itália. Author Marco Ramerini

Além dos Uffizi Florença tem outros museus de importância mundial: a Galleria dell’Accademia abriga o famoso David de Michelangelo e seus escravos inacabados. O Museu de San Marco contém as obras-primas de Beato Angelico. O Bargello apresenta numerosas esculturas, incluindo muitas obras de escultores como Donatello, Giambologna e Michelangelo.

Uma vez cruzado o rio Arno pelo Ponte Vecchio chega-se ao enorme Palazzo Pitti com a Galeria Palatina, que contém a coleção particular da família Medici. Além da coleção de Medici o Palazzo Pitti contém também um grande número de obras-primas da Renascença, incluindo obras de Rafael e Ticiano e uma grande coleção de arte moderna, fantasias e porcelana. Perto do Palazzo Pitti está o Jardim de Boboli com belas paisagens e numerosas esculturas.

Ponte Vecchio, Florença, Toscana, Itália. Author and Copyright Marco Ramerini

Ponte Vecchio, Florença, Toscana, Itália. Author Marco Ramerini

A Basílica de Santa Croce contêm os túmulos monumentais de Galileu, Michelangelo, Maquiavel, Dante – apenas o cenotaph – e de muitos outros italianos famosos. A Basílica de San Lorenzo é a casa das Capelas Medici e o mausoléu da família Medici. Outros importantes basílicas e igrejas de Florença são Santa Maria Novella com a Capela Tornabuoni e a Capela Strozzi, a Capela Santo Spirito, a Capela Santa Maria del Carmine com afrescos de Masaccio da Capela Brancacci e le Capele de San Miniato al Monte, Ognissanti e Orsanmichele. O rio Arno corta a cidade velha em duas partes e uma das pontes é o famoso Ponte Vecchio, rico em lojas de ouro. A ponte abriga também o famoso corredor Vasari, que vai aos Uffizi com o Palazzo Pitti.

Florença: o berço do humanismo e do Renascimento

– Florença: clima

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com