Home / Europa / Letônia / Letônia: a antiga Curlândia

Letônia: a antiga Curlândia

A Letônia (Latvijas Republika) é uma república parlamentar, dividida em quatro regiões principais: a Livonia (Vidzeme), a Letgallia (Latgale), a Curlândia (Kurzeme) e a Zemgallia (Zemgale). O país tornou-se independente em 1991 e é membro da União Europeia desde 2004.

As cidades mais importantes são a capital Riga, Daugavpils, Jelgava, Jurmala, Liepaja, Rezekne e Ventspils. A Letónia é limitada a nordeste pela Letônia, com a qual partilha o território de Livonia, enquanto a leste é a fronteira com a Rússia, a sudeste com a Bielorrússia, e a sul pela Lituânia. No oeste e no noroeste é limitada pelo mar Báltico, onde há também o vasto Golfo de Riga.

O território da Letônia é essencialmente plano com colinas baixas ao leste e oeste. Está cheio de lagos e atravessado pelo rio Daugava. O monte mais alto do país é o Gaizinkalns com 311 metros acima do nível do mar.

A Letônia é cheia de lagos. O maior lago do país é o Lago Lubans com 80 km². A região que abriga o maior número de lagos é a Letgallia, que inclui o extremo leste do país até a fronteira com a Rússia e Bielorrússia.

As costas, geralmente baixas e arenosas, são frequentemente acompanhadas por pequenas lagoas como no Golfo de Riga. O maior rio é a Daugava. Outro rio principal é a Gauja.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 64.589 km²
  • População: 2.294.200: letões (58,8%), russos (28,6%), bielo-russos (3,8%), ucranianos (2,6%), polacos (2,5%), lituanos (1,4%), outras nacionalidades (1,2%).
  • Capital: Riga
  • Língua oficial: A língua oficial é o letão. São amplamente populares o russo, o inglês (especialmente entre os jovens) e, em menor grau, o alemão.
  • Religião: A tradição religiosa do país é predominantemente luterana. Além disso, entre os crentes são estimados hoje cerca de 500.000 católicos, 400.000 ortodoxos e 300.000 luteranos.
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC+2, Verão UTC+3.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com