Home / Ásia / Mongólia / A Mongólia: planaltos, desertos e montanhas
Mosteiro de Gandantegchinlen, Ulan Bator, Mongólia. Autor David Berkowitz. Licensed under the Creative Commons Attribution
Mosteiro de Gandantegchinlen, Ulan Bator, Mongólia. Autor David Berkowitz

A Mongólia: planaltos, desertos e montanhas

A Mongólia (Bügd Najramdah Mongol Ard Uls) é uma república da Ásia Central sem litoral, limitada a norte pela Federação Russa e a sul pela República Popular da China. A única cidade significativa é a capital Ulan Bator. O país é composto por uma série de planaltos de 1.500 metros. A oeste sobem as cadeias de montanhas do Altai mongol, do Tannu Ola e de Hrebret Hangaj, enquanto a sul estende-se o deserto de Gobi. O Altai mongol tem a montanha mais alta da Mongólia, o Khuitny Orgil com 4.374 metros no maciço do Tavan Bogd Uul na fronteira com a China e a Rússia. Os principais rios do país são o Selenga e o Kekulen.

O sul do país é caracterizado por terras baixas e planícies vastas, que fazem parte do deserto de Gobi, enquanto a norte existem cadeias grandes de montanhas, que estendem-se de leste a oeste. Uma parte das montanhas ficam no centro do país, enquanto outras cadeias de montanhas estão localizadas ao longo da fronteira norte com a Rússia. Na parte noroeste da Mongólia encontram-se alguns lagos grandes: Ao norte fica o lago Hubsugul com 2.620 km². A parte ocidental do país é chamada a terra de lagos. Aqui estão os lagos Hara-Us, Hirgis e Ubsu com 3.350 km², sendo este último o maior lago da Mongólia.

Mapa da Mongólia

Mapa da Mongólia

A economia da Mongólia é baseada na agricultura (cevada, trigo, aveia, batatas e legumes) e na pecuária com ovinos, caprinos, bovinos e cavalos. Os recursos minerais (carvão, linhite, petróleo, ouro, fluorita, urânio e sal são importantes. Existe uma indústria têxtil, de processamento de alimentos, de curtimento de couro e de papel.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 1.566.500 km²: Área arável 1%, prados e pastagens 75%, florestas e arbustos 9%, terra inculta e improdutiva 15%
  • População: 2.950.000 (dados de 2007) – mongóis 89%, cazaques 6%, buriates 2%
  • Capital: Ulan-Bator.
  • Língua oficial: A língua oficial é o mongol.
  • Religião: budista 97%, muçulmana 2%, cristã 1%
  • Moeda: Tögrög (MNT)
  • Fuso horário: UTC+8 horas

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem