Home / Europa / França / Borgonha: o coração da França

Borgonha: o coração da França

Borgonha é uma região histórica da França, localizada na parte centro-leste do país entre o Maciço Central e a planície, onde flue o rio Saone (Saône). A região é o coração da França, devido à sua localização ao norte do vale do Ródano e ao sul da região de Champanha.

A região é composta por quatro departamentos: Yonne (89) com a localidade principal de Auxerre, Côte-d’Or (21) com a localidade principal de Dijon, Nièvre (58) com a localidade principal de Nevers e Saône-et-Loire (71) com a localidade principal de Mâcon.

A região da Borgonha é caracterizada por áreas montanhosas pouco povoadas, rica em madeiras e vegetação. O ponto mais alto da região é o Haut-Folin com 901 metros, que está no maciço do Morvan.

A agricultura é desenvolvida com o cultivo de cereais, frutas e videiras. A região é uma das regiões vinícolas mais importantes da França. Mas a criação de gado tem também um papel importante.

O turismo é uma forte fonte de renda para a Borgonha. As atrações para os turistas são além dos muitos locais históricos e artísticos com edifícios nos estilos românico e gótico a gastronomia e os vinhos finos. A paisagem da Borgonha é cheia de colinas charmosas, que produzem excelentes vinhos.

Entre as cidades a serem visitadas são: Tournus, Beaune, Autun, Dijon, Auxerre e Nevers.

Na Borgonha há dois sítios declarados Património da Humanidade pela UNESCO:

A igreja de Madeleine de Vézelay, uma igreja monástica do século XII, que é uma obra-prima da arquitetura românica na Borgonha e a abadia cisterciense de Fontenay.

Fazem parte do Património Mundial da UNESCO também os locais da rota de peregrinação a Santiago de Compostela na França como “Chemins de Saint-Jacques-de-Compostelle en France”, três dos quais ficam na região, quer dizer a igreja do convento Sainte-Croix-Notre-Dame em La Charité-sur-Loire, a igreja de Saint-Jacques d’Asquins em Asquins e a abadia de Sainte-Madeleine em Vézelay.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • BORGONHA (BOURGOGNE)
  • Área: 31.582 km²
  • População: 1.685.000 (censo de 2006)
  • Capital regional: Dijon

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: