Home / Ásia / Taiwan / Taiwan: A ilha de Formosa

Taiwan: A ilha de Formosa

Taiwan (Ta-Chunghwa-Min Kuo, República da China) é uma ilha no Extremo Oriente no Mar da China – conhecida também como Formosa – está separada da costa chinesa pelo Estreito de Formosa.

A ilha tem desde 1949 a sede de governo da República da China, uma república presidencial com Taipé como a sua capital, que inclui além da ilha de Formosa as Ilhas Pescadores, Quemoy, Wuchiu Hsu, Matsu e a ilha de Itu Aba com 0,46 km² do arquipélago Spratly.

A ilha é atravessada de norte a sul por uma alta cadeia montanhosa, que atinge a sua altitude máxima no Monte Yu Shan com 3.952 metros. Ao longo da costa leste as montanhas chegam à costa, que aqui está alta e rochosa, enquanto a costa oeste, densamente povoada, é baixa e plana.

A economia de Taiwan é uma das mais desenvolvidas da Ásia. A agricultura produz arroz, cana-de-açúcar, tabaco, especiarias, frutas cítricas, chá, café, tomates, frutas como pêssegos e pêras, batata doce, milho e soja. A pecuária é modesta (suínos e aves). As florestas são ricas e produzem madeira valiosa (bambu, cânfora, sândalo, cedro e rattan). A pesca é muito desenvolvida e bem organizada (atum, peixe-espada, tubarão, e cavala). Os principais portos de pesca são os de Keelung e Kaohsiung.

Entre os recursos minerais são extraídos principalmente carvão e em seguida prata, ouro e enxofre. A extração de petróleo e gás natural é modesta. A indústria é a espinha dorsal da economia de Taiwan e o setor de manufatura é bem desenvolvido, em especial a eletrônica, a tecnologia de informação, a construção naval, os têxteis, os alimentos com refinarias de açúcar, fábricas de conservas, fábricas de cerveja e de tabacos, a química, a petroquímica e a metalurgia.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 36.188 km²: Área arável 24%, prados e pastagens 0%, florestas e arbustos 52%, terra inculta e improdutiva 24%
  • População: 22.911.000 (dados de 2007) – chineses han 98%, aborígines 2%
  • Capital: Taipé.
  • Língua oficial: A língua oficial é o mandarim. O taiwanês e o hakka são falados.
  • Religião: budista 35%, taoísta 33%, cristã (protestantes 2,6%, católicos 1,3%), I-Kuan Tao 3,5%
  • Moeda: Novo dólar taiwanês (TWD)
  • Fuso horário: UTC+8 horas.
Booking.com