Home / Ásia / Taiwan / Taiwan: uma ilha com montanhas muito altas
As montanhas de Taiwan. Photo courtesy Taiwan Tourism Bureau
As montanhas de Taiwan. Photo courtesy Taiwan Tourism Bureau

Taiwan: uma ilha com montanhas muito altas

Existe uma ilha no Extremo Oriente que, em meados do século XVI, os navegadores portugueses chamavam de “Ilha Formosa” que significa “bela ilha” pela sua beleza. Ainda hoje esta ilha é às vezes chamada de Formosa, mas o nome mais usado hoje é Taiwan. Atualmente a ilha não é muito conhecida pelo turismo, e certamente não é um dos destinos mais procurados pelo turismo europeu e brasileiro.

A COSTA DA ILHA

Mas Taiwan certamente tem vários aspectos interessantes para o viajante. A ilha fica de frente para o estreito de Taiwan a oeste e o oceano Pacífico a leste. No extremo sul da ilha está o Parque Nacional de Kenting, uma das mais belas paisagens costeiras da ilha. Enquanto no lado oposto, no extremo norte está o Geoparque Yehliu com estranhas formações rochosas.

Cingshuei Cliff, Taiwan. Photo courtesy Taiwan Tourism Bureau
Cingshuei Cliff. Photo courtesy Taiwan Tourism Bureau

Espetacular é a selvagem costa leste, aquela com vista para o Oceano Pacífico. Aqui, o penhasco Qingshui é um dos locais mais espetaculares da costa do Pacífico de Taiwan. A falésia tem mais de 1.000 metros de altura e desce quase verticalmente até ao mar. Esta parte da costa é atravessada pela futurística rodovia Suao-Hualien que a atravessa com longos túneis.

Niaoyan Cape, Nanfangao, Yilan County, Taiwan. Photo courtesy Taiwan Tourism Bureau
Niaoyan Cape, Nanfangao, Yilan County. Photo courtesy Taiwan Tourism Bureau

MONTANHAS MUITO ALTAS

A ilha é surpreendentemente montanhosa. Suas montanhas incluem mais de 250 picos que ultrapassam os três mil metros de altura. A montanha mais alta é a Yu Shan ou Jade Mountain que atinge 3.952 metros e faz de Taiwan a quarta ilha mais alta do mundo, depois de Nova Guiné, Havaí e Bornéu. Entre as áreas naturais mais interessantes da ilha estão o Desfiladeiro Taroko, o Lago Sun Moon e a Área Cênica Nacional de Alishan. Todos esses locais estão localizados no coração montanhoso de Taiwan.

Alishan no outono, Taiwan. Photo courtesy Taiwan Tourism Bureau
Alishan no outono. Photo courtesy Taiwan Tourism Bureau

ABORÍGENES

Outra característica interessante da ilha são seus habitantes. 95% da população é de etnia chinesa, mas os antigos habitantes da ilha, que hoje representam uma pequena minoria, mantêm suas línguas e tradições. A maior parte da população indígena de Taiwan vive nas áreas montanhosas ao longo da costa leste. Suas línguas não pertencem à família da língua chinesa, mas à família das línguas austronésias e são escritas no alfabeto latino. Mais de 70% deles são cristãos.

Taroko Gorge, Taiwan. Photo courtesy Taiwan Tourism Bureau
Taroko Gorge. Photo courtesy Taiwan Tourism Bureau

GASTRONOMIA

Outro aspecto interessante da ilha é a sua gastronomia, que foi influenciada por vários países vizinhos e que tem como base essencial o marisco, de excelente qualidade e frescura. Excelente fruta também é cultivada e produzida na ilha. Você também pode saborear especialidades chinesas e japonesas. Finalmente, um excelente chá é produzido na ilha.

Tri-mountain National scenic Area
Tri-mountain National scenic Area. Photo courtesy Taiwan Tourism Bureau

EDIFÍCIOS HISTÓRICOS

Na ilha existem alguns templos antigos interessantes da religião tradicional chinesa, como Bangka Lungshan e Dalongdong Baoan em Taipei. Poucos sabem, mas Formosa foi uma colônia holandesa no século XVII e por algumas décadas os espanhóis também tiveram bases fortificadas ao longo da costa da ilha. Alguns vestígios deste período permanecem em Tainan (Fort Zeelandia e Fort Provintia) e em Tansui (Fort San Domingo).

Sun Moon Lake
Sun Moon Lake. Photo courtesy Taiwan Tourism Bureau

MODERNIDADE

A capital Taipei abriga um dos edifícios modernos mais altos do mundo, o Taipei 101. Este arranha-céu foi a estrutura mais alta do planeta entre 2004 e 2009, até que seu recorde foi superado pelo Burj Khalifa em Dubai.

Taipei à noite, Taiwan. Photo courtesy Taiwan Tourism Bureau
Taipei à noite. Photo courtesy Taiwan Tourism Bureau

COMO CHEGAR

Taiwan é servida por três aeroportos internacionais importantes e está bem conectada com a maioria dos países asiáticos. O Aeroporto Internacional Taoyuan de Taipei é o mais importante e o único com voos de outros continentes, incluindo América do Norte, Europa e Oceania. China Airlines é a companhia aérea de Taiwan.

Jhueilu Trail, Hualien
Jhueilu Trail, Hualien. Photo courtesy Taiwan Tourism Bureau

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com
As montanhas de Taiwan. Photo courtesy Taiwan Tourism Bureau
As montanhas de Taiwan. Photo courtesy Taiwan Tourism Bureau
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: