Home / Ásia / Índia / Siquim: pequeno Estado indiano do Himalaia

Siquim: pequeno Estado indiano do Himalaia

O Siquim é uma antiga monarquia himalaiana. Tornou-se o 22º Estado da República da Índia em 1975. O pequeno país está localizado no leste do Himalaia entre os Estados do Nepal e do Butão. É uma terra rica em montanhas, florestas, geleiras, águas termais e lagos.

O país é quase totalmente montanhoso, encravado no Himalaia entre o Nepal e o Butão. A sua terra eleva-se a 280 metros do ponto mais baixo até mais de 8.000 metros do Monte Kangchenjunga com 8.586 metros, que é a montanha maior de Siquim e de toda a Índia, bem como sendo a terceira maior montanha do mundo.

A maioria da população do país são étnicos de Nepal e a religião mais praticada pelo povo do Siquim é o hinduísmo por 60%, seguido pelo budismo por 28%. Os cristãos representam 6% da população. O nepali é a língua franca do Siquim, mas fala-se também o hindi e o inglês. Uma cidade é a capital Gangtok, seguida pelas vilas Geyzing, Mangan e Namchi.

A economia do Siquim é predominantemente agrícola, mas o turismo é cada vez mais importante, devido à rica tradição cultural do povo, à paisagem e à biodiversidade do país. Entre as coisas para ver em Siquim o primeiro destino é a capital Gangtok, onde ficam o palácio do marajá e um mosteiro budista importante. No resto do país são para visitar os importantes mosteiros de Rumtek, Enchen, Tashidind e Pemayangtse. O país é também interessante por causa do folclore e das festas religiosas. Entre as belezas naturais existem: Os picos do Himalaia e os lagos glaciais como o Lago Changu ou Tsongmo.

Siquim clima: quando ir para o Siquim.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.