Home / América Central e Caribe / Porto Rico / Porto Rico: a menor ilha das Grandes Antilhas
Castillo de San Felipe del Morro, San Juan, Porto Rico. Author Jorge Lascar. Licensed under Creative Commons Attribution
Castillo de San Felipe del Morro, San Juan, Porto Rico. Author Jorge Lascar

Porto Rico: a menor ilha das Grandes Antilhas

Porto Rico (Commonwealth of Puerto Rico/Estado Libre Asociado de Puerto Rico/Estado Livre Associado de Porto Rico) é a menor ilha das Grandes Antilhas, localizada no Mar do Caribe entre a ilha de Hispaniola e as Ilhas Virgens Americanas. Porto Rico é um Estado associado livremente aos Estados Unidos da América, que tem como a sua capital a cidade de San Juan. Consiste da ilha maior de Porto Rico com 8.891 km² e outras ilhas menores, incluindo Vieques com 134 km², Mona com 50 km², Culebra com 28 km², Desecheo e Caja de Muertos.

Porto Rico é uma ilha de origem vulcânica. As rochas, que compõem a ilha, subiram das profundezas do mar no Cretáceo Superior e a Cordilheira Central é considerada uma das terras mais antigas da região do Caribe. Menos dum terço da área total de Porto Rico é plano.

A ilha de Porto Rico é atravessada ao longo da costa sul das montanhas pela Cordilheira Central, em que o pico mais alto é o Cerro de Punta com 1.338 metros. Além da capital de San Juan existem outras cidades como Bayamon, Ponce, Carolina, Mayagüez, Caguas e Arecibo.

Mapa de Porto Rico

Mapa de Porto Rico

A economia de Porto Rico é baseada na agricultura com cana de açúcar, tabaco, bananas, café, citrinos, abacaxi e coco, na pecuária com bovinos, suínos e aves, na pesca e no turismo. São desenvolvidas as indústrias, que lidam com a transformação de produtos agrícolas e as indústrias têxteis, petroquímicas e farmacêuticas.

Puerto Rico foi descoberta por Cristóvão Colombo em 1493 e o primeiro assentamento permanente foi fundado pelos espanhóis em 1508. A ilha pertencia à Espanha até 1898, quando foi conquistada pelos Estados Unidos da América/EUA durante a Guerra Hispano-Americana.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 9.103 km² – terras aráveis 9%, prados e pastagens 26%, florestas e arbustos 16%, terras incultas e improdutivas 49%
  • População: 4.000.000 (situação em 2007) – europeus 80%, mulatos (descendentes de europeus e africanos) 12%, africanos 8%
  • Capital: San Juan.
  • Língua oficial: As línguas oficiais são o inglês e o espanhol
  • Religião: católicos romanos 85%, protestantes 15%
  • Moeda: Dólar dos Estados Unidos da América/EUA (USD)
  • Fuso horário: UTC-4
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem