Home / Oceania / Ilhas Salomão / Ilhas Salomão: florestas equatoriais e vulcões

Ilhas Salomão: florestas equatoriais e vulcões

As Ilhas Salomão (Solomon Islands) são um grupo de ilhas do sudoeste do oceano Pacífico, localizado a poucos graus ao sul da linha do Equador. As ilhas fazem parte da Melanésia. São formadas por uma dezena de ilhas principais de origem vulcânica. As Ilhas Salomão são uma monarquia parlamentar independente dentro da Comunidade Britânica. A capital é a cidade de Honiara na ilha de Guadalcanal.

As ilhas estendem-se por 1.600 km em direção nordoeste – sudeste e incluem trinta ilhas e muitas ilhas menores e atóis. A ilha principal é a de Guadalcanal com 6.470 km². A capital de Honiara tem o pico mais alto do arquipélago, o Monte Popomanaseu com 2.332 metros.

Entre as ilhas mais importantes – além da ilha de Guadalcanal – encontram-se no extremo norte do arquipélago a ilha de Choiseul com 3.837 km² e a leste dela há a segunda maior ilha de Santa Isabel com 4.662 km², enquanto a sul fica a ilha de New Georgia com 3.368 km². Para o nordeste de Guadalcanal fica a ilha de Malaita com 3.885 km² e no sudeste existe a ilha de Makira/San Cristobal com 3.125 km².

Fazem parte das Ilhas Salomão também os atóis de Rennell e Ontong Java, as ilhas de Santa Cruz e Bellona e as ilhas isoladas de Tikopia, Anuta e Fatutaka. O arquipélago contém vários vulcões ainda ativos, entre os quais os mais ativos são o de Tinakula com 851 metros e o vulcão submarino Kavachi ao sul da ilha de Vangunu.

Na base da economia das ilhas encontra-se a agricultura, especialmente o cultivo de coqueiros/óleo de coco e óleo de palma. Poucas desenvolvidas são a pecuária com bovinos e suínos, a pesca de atum e a exploração de recursos florestais. Existem depósitos de bauxita e de fosfato.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 28.369 km².
  • População: 552.000 (situação em 2005) – melanésios 95%, polinésios 3%, micronésios 1%
  • Capital: Honiara na ilha de Guadalcanal
  • Língua oficial: A língua oficial é o inglês. No arquipélago são faladas 74 línguas diferentes, entre elas fala-se o Pijin, um crioulo inglês.
  • Religião: Cristandade 97% – anglicanos 33%, católicos 19%, evangelicos 17%, adventistas 11%, metodistas 10%, Christian Fellowship Church 2.5% e outros cristãos 4%; além disso animistas 3%
  • Moeda: Dólar das Ilhas Salomão (SBD)
  • Fuso horário: UTC+11

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com