Home / Ásia / Coreia do Sul / A Coreia do Sul: natureza linda e santuários budistas
Seul, Coreia do Sul. Autor Leeyan Kym N. Fontano. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Seul, Coreia do Sul. Autor Leeyan Kym N. Fontano

A Coreia do Sul: natureza linda e santuários budistas

A Coréia do Sul (Taehanmin-Guk/República da Coreia) é uma república presidencial no Extremo Oriente, localizada na parte sul da península coreana. O país – banhado a leste pelo Mar do Japão e ao oeste pelo Mar Amarelo – enfrenta para o sul o Estreito da Coreia e é limitado a norte pela Coreia do Norte. A capital é Seul. Entre outras grandes cidades existem Pusan, Taegu (ou Daegu), Inch’ŏn, Gwangju e Taejon. Da Coreia do Sul fazem parte também numerosas ilhas ao longo das costas oeste e sul, entre as quais a maior é a ilha de Jeju-do com 1.845 km², uma ilha alta vulcânica, localizada no Estreito da Coreia entre a Coreia e o Japão. O vulcão da ilha, o Halla-san com 1.950 metros, é a montanha mais alta da Coréia do Sul.

O território do país é em grande parte montanhoso, atravessado por três cadeias: Ao longo da costa leste são as Montanhas Taebaek, a extensão sul da cadeia da Coreia do Norte. Na parte central do país encontra-se a cadeia de montanhas Sobaek (Monte Seoraksan com 1.708 metros), enquanto no extremo sul fica a cadeia do Jirisan com o Monte Cheonhwangbong, que atinge 1.915 metros.

A Coreia do Sul tem áreas planas, principalmente ao longo da costa oeste e nos vales dos rios. As mais importantes áreas planas são o vale do rio Han, onde fica Seul, a planície costeira de Byeongtaek, a sudoeste da capital, as planícies dos rios Geum e Nakdong e as planícies de Yeongsan e Honam no sudoeste. O Rio Nakdong com 521 km é o rio mais longo do país.

Mapa da Coreia do Sul

Mapa da Coreia do Sul

A Coreia do Sul tem uma das economias mais prósperas do Extremo Oriente. Na base da economia da Coréia do Sul encontra-se o setor industrial. A indústria sul-coreana está em quarto lugar na Ásia depois das indústrias do Japão, da China e da Índia. São particularmente bem desenvolvidas as indústrias de alimentos, da engenharia (automóveis), da eletrônica, química, petroquímica, têxtil, do aço e da construção naval. São desenvolvidas a agricultura (arroz, cevada, soja, milho, milheto, trigo, soja, batata, tabaco, algodão, ginseng), a silvicultura, a pecuária (bovinos, suínos, bachicultura) e a pesca, que tem um papel importante. Os recursos minerais incluem carvão, níquel, grafite, tungstênio, ouro, prata, minério de ferro e cobre.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 99.237 km²: Área arável 21%, prados e pastagens 1%, florestas e arbustos 65%, terra inculta e improdutiva 13%
  • População: 49.268.000 (dados de 2007)
  • Capital: Seul.
  • Língua oficial: A língua oficial é o coreano.
  • Religião: cristianismo 30% (protestantismo 19%, catolicismo 11%), budismo 23%, confucionismo 1%.
  • Moeda: Won (KRW)
  • Fuso horário: UTC+9 horas.
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem