Home / Europa / Montenegro / Montenegro atrações turísticas: que ver no Montenegro

Montenegro atrações turísticas: que ver no Montenegro

Na pequena extensão espacial de Montenegro o turista vai encontrar ao longo da costa cidades históricas de clara forma veneziana com fortalezas, edifícios e igrejas medievais e um mar com belas praias, enquanto no interior do país será capaz de admirar a natureza caracterizada por montanhas, canhões, rios e lagos.

O litoral de Montenegro, que historicamente formou a chamada Albânia Veneta, é muito bonito, cercado por montanhas, que chegam quase até o mar e torna-se realmente espetacular na Baía de Kotor/Cattaro, uma baía profunda dominada pelos Alpes Dináricos. Toda a área da Baía de Kotor faz parte do património mundial da UNESCO.

Há muitos lugares interessantes, que têm vista para a Baía de Kotor. Na boca do Estreito fica a pequena cidade de Herceg Novi/Castelnuovo di Cattaro com os restos de grandes fortificações venezianas. Em frente ao ponto mais estreito da entrada do Estreito está a bela vila de Perast/Perasto, famosa por ser a última localidade a ter baixado a bandeira da República de Veneza o 23 de Agosto de 1797, mais de três meses depois da queda da República. A jóia arquitetônica do Estreito é a cidade de Kotor/Cattaro, que está localizada no sudeste do golfo. Ao longo da costa no sopé do Monte Lovćen com 1.749 metros existem enormes fortificações venezianas e belas igrejas, incluindo a magnífica Catedral de São Trifão.

Mais ao sul a costa de Montenegro tem praias bonitas e interessantes cidades históricas, que agora tornam-se importantes balneários. A cidade de Budva/Budua é a capital do turismo balnear do país, caracterizada por uma bela cidade medieval cercada por muralhas antigas venezianas e belas praias como as de Mogren e Jaz. Um pouco mais ao sul encontra-se o centro de Sveti Stefan, construído numa ilha ligada ao continente por um istmo de areia. O litoral continua com uma sucessão de praias para a fronteira com a Albânia. Entre as cidades históricas devem ser reportados Bar/Antivari, o porto mais importante do país, e Ulcinj/Dulcigno com uma bela cidade antiga e várias praias, incluindo as praias de Ada Bojana e Velika Plaža. Esta última é a maior praia de Montenegro.

O Lago Escútare, localizado a poucas dezenas de quilómetros da costa, pertence parcialmente à Albânia. É um lugar importante para a nidificação de aves e a seção montenegrina do lago é protegida como um Parque Nacional.

As zonas do interior de Montenegro, em especial a parte selvagem do norte, são um paraíso para os amantes da natureza, feitas de contrastes e belezas naturais e muitas vezes protegidas por Parques Nacionais. Há montanhas escarpadas e selvagens como o Durmitor, o Bjelasica, o Sinjajevina e o Ljubišnja. Ao longo das encostas das montanhas existem alguns centros bem equipados de desporto de inverno incluindo Žabljak no Parque Nacional do Durmitor, que é a estação de esqui mais famosa e popular de Montenegro: Kolašin na zona das montanhas Sinjajevina e Bjelasica e o Parque Nacional Biogradska Gora. No Parque Nacional do Durmitor encontra-se o canhão espetacular, formado pelo rio Tara, um dos canhões mais profundos da Europa e mais profundas do mundo. Na mesma área um outro canhão é formado pelo rio Piva.

En torno da capital de Montenegro, Podgorica (ex-Titograd), encontram-se as ruínas de Duklja, uma cidade romana e capital da província Praevalitana. Para o oeste da cidade de Podgorica fica a capital histórica de Montenegro, Cetinje, que foi fundada no século XV e tem várias interessantes edifícios históricos, incluindo igrejas, mosteiros e palácios. Ao norte da capital perto de Kolašin há o importante mosteiro ortodoxo de Morača, que remonta à Idade Média. Para o noroeste da cidade de Podgorica, num local encantador num penhasco fica o mosteiro ortodoxo de Ostrog, o lugar mais famoso de peregrinação do país.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: