Home / Europa / Montenegro / Montenegro atrações turísticas: que ver no Montenegro
Sveti Stefan, Montenegro. Autor Igycg. No Copyright
Sveti Stefan, Montenegro. Autor Igycg

Montenegro atrações turísticas: que ver no Montenegro

Na pequena extensão espacial de Montenegro o turista vai encontrar ao longo da costa cidades históricas de clara forma veneziana com fortalezas, edifícios e igrejas medievais e um mar com belas praias, enquanto no interior do país será capaz de admirar a natureza caracterizada por montanhas, canhões, rios e lagos.

O litoral de Montenegro, que historicamente formou a chamada Albânia Veneta, é muito bonito, cercado por montanhas, que chegam quase até o mar e torna-se realmente espetacular na Baía de Kotor/Cattaro, uma baía profunda dominada pelos Alpes Dináricos. Toda a área da Baía de Kotor faz parte do património mundial da UNESCO.

Há muitos lugares interessantes, que têm vista para a Baía de Kotor. Na boca do Estreito fica a pequena cidade de Herceg Novi/Castelnuovo di Cattaro com os restos de grandes fortificações venezianas. Em frente ao ponto mais estreito da entrada do Estreito está a bela vila de Perast/Perasto, famosa por ser a última localidade a ter baixado a bandeira da República de Veneza o 23 de Agosto de 1797, mais de três meses depois da queda da República. A jóia arquitetônica do Estreito é a cidade de Kotor/Cattaro, que está localizada no sudeste do golfo. Ao longo da costa no sopé do Monte Lovćen com 1.749 metros existem enormes fortificações venezianas e belas igrejas, incluindo a magnífica Catedral de São Trifão.

Mais ao sul a costa de Montenegro tem praias bonitas e interessantes cidades históricas, que agora tornam-se importantes balneários. A cidade de Budva/Budua é a capital do turismo balnear do país, caracterizada por uma bela cidade medieval cercada por muralhas antigas venezianas e belas praias como as de Mogren e Jaz. Um pouco mais ao sul encontra-se o centro de Sveti Stefan, construído numa ilha ligada ao continente por um istmo de areia. O litoral continua com uma sucessão de praias para a fronteira com a Albânia. Entre as cidades históricas devem ser reportados Bar/Antivari, o porto mais importante do país, e Ulcinj/Dulcigno com uma bela cidade antiga e várias praias, incluindo as praias de Ada Bojana e Velika Plaža. Esta última é a maior praia de Montenegro.

Igreja de Nossa Senhora das Pedras, Baía de Kotor (Cattaro), Montenegro. Autore Brian Dell. No Copyright

Igreja de Nossa Senhora das Pedras, Baía de Kotor (Cattaro), Montenegro. Autore Brian Dell

O Lago Escútare, localizado a poucas dezenas de quilómetros da costa, pertence parcialmente à Albânia. É um lugar importante para a nidificação de aves e a seção montenegrina do lago é protegida como um Parque Nacional.

As zonas do interior de Montenegro, em especial a parte selvagem do norte, são um paraíso para os amantes da natureza, feitas de contrastes e belezas naturais e muitas vezes protegidas por Parques Nacionais. Há montanhas escarpadas e selvagens como o Durmitor, o Bjelasica, o Sinjajevina e o Ljubišnja. Ao longo das encostas das montanhas existem alguns centros bem equipados de desporto de inverno incluindo Žabljak no Parque Nacional do Durmitor, que é a estação de esqui mais famosa e popular de Montenegro: Kolašin na zona das montanhas Sinjajevina e Bjelasica e o Parque Nacional Biogradska Gora. No Parque Nacional do Durmitor encontra-se o canhão espetacular, formado pelo rio Tara, um dos canhões mais profundos da Europa e mais profundas do mundo. Na mesma área um outro canhão é formado pelo rio Piva.

En torno da capital de Montenegro, Podgorica (ex-Titograd), encontram-se as ruínas de Duklja, uma cidade romana e capital da província Praevalitana. Para o oeste da cidade de Podgorica fica a capital histórica de Montenegro, Cetinje, que foi fundada no século XV e tem várias interessantes edifícios históricos, incluindo igrejas, mosteiros e palácios. Ao norte da capital perto de Kolašin há o importante mosteiro ortodoxo de Morača, que remonta à Idade Média. Para o noroeste da cidade de Podgorica, num local encantador num penhasco fica o mosteiro ortodoxo de Ostrog, o lugar mais famoso de peregrinação do país.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem