Home / Europa / Montenegro / Budva: o principal destino turístico na costa de Montenegro

Budva: o principal destino turístico na costa de Montenegro

A parte antiga da cidade de Budva (hoje chamada Stari Grad) era localizada numa pequena ilha, que foi ligada ao continente por uma faixa de areia, que passou a formar a península, onde hoje ergue-se a cidade. Na Baía de Budva fica também a pequena ilha de Sveti Nikola.

A cidade de origem grega foi de acordo com a tradição fundada por Cadmus. Mais tarde foi uma cidade livre e uma sede episcopal. Em 1442 Budva foi submetida à Veneza e continuou a fazer parte dos domínios venezianos até a queda da República de Veneza em 1797. Budva ficou posteriormente sob o controle austríaco e assim permaneceu até a Primeira Guerra Mundial. Após a Primeira Guerra Mundial a cidade tornou-se parte da Iugoslávia.

Toda a cidade velha foi quase completamente destruída durante o terremoto de 1979 e foi fielmente reconstruída pedra por pedra no estilo veneziano seguindo os planos e mapas existentes nos arquivos históricos austríacos. Em memória do domínio veneziano Budva é cercada hoje por belas muralhas do século XV-XVI com duas portas (porta do mar e porta da terra) e torres. Dentro das muralhas da cidade encontra-se a cidade medieval, caracterizada por ruas estreitas, casas e igrejas, incluindo a catedral com três naves de Sv. Ivan (São João Batista), as igrejas de Sv. Trojice (construída em 1804), de Santa Maria em Punta (do século IX) e Sv. Sava (do século XIV ).

Na ponta são as poderosas fortificações da cidadela, o castelo veneziano para a defesa da cidade. Para o norte ao longo dum caminho curto e panorâmico ao longo da costa rochosa chega a bela praia de Mogren. Cerca dum quilómetro ao sul da cidade antiga existe a longa praia de cascalho de Slovenska Plaza. Budva é devido ao seu clima mediterrânico e às inúmeras praias de areia uma das estâncias turísticas mais populares da costa adriática de Montenegro. A 10 quilómetros ao sul de Budva está o hotel-vila lindo de Sveti Stefan (Santo Estêvão ).

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com