Home / Oceania / Guam / Guam: uma base militar dos Estados Unidos no Pacífico

Guam: uma base militar dos Estados Unidos no Pacífico

Guam (Guåhan) é uma ilha com o estatuto de território não incorporado dos Estados Unidos da América. Está localizada no oeste do Oceano Pacífico no nordoeste dos Estados Federados da Micronésia. A ilha faz geograficamente parte do arquipélago das Marianas, dos quais é a maior ilha com 541 quilómetros quadrados e a mais ao sul. A principal cidade e a capital do território é Agaña (Hagåtña), localizada no centro da costa oeste da ilha.

A parte norte da ilha é formada por um planalto de formação de coral, enquanto o sul é montanhoso e de origem vulcânica. O ponto mais alto de Guam é o Monte Lamlam com 406 metros, situado no sul da ilha. Um recife de coral rodeia a ilha. A maioria da população reside nas zonas do centro e do norte. Ao sudoeste de Guam na zona marítima dos Estados Federados da Micronésia fica a Depressão Challenger, a mais profunda fossa oceânica do mundo com -10.911 metros, que faz parte da Fossa das Marianas.

Os habitantes de Guam são conhecidos como os chamorros, que professam na maioria absoluta a religião católica, um legado da colonização espanhola. A ilha foi descoberta em 1521 pela expedição espanhola, liderada pelo navegador português Fernão de Magalhães e foi uma colónia espanhola até 1898. As línguas oficiais são o inglês e o chamorro. Este último é um idioma malaio-polinésio com profundas influências espanholas.

A economia de Guam é baseada na presença das instalações militares estadounidenses, além de atividades relacionadas com bases militares são desenvolvidos os sectores da construção naval e de refino de petróleo. São importantes também a agricultura com milho, batata doce, inhame, mandioca, legumes, frutas cítricas, cana-de-açúcar, bananas e coqueiros. Existe também a pecuária com bovinos e suínos e a pesca. O turismo está em desenvolvimento.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 541 km².
  • População: 173.000 (situação em 2007): chamorros 57%, filipinos 25%, brancos 10%, chineses, japoneses, coreanos
  • Capital: Agaña (Hagåtña)
  • Línguas oficiais: As línguas oficiais são o inglês e o chamorro.
  • Religião: Cristandade 95%: católicos 85% e protestantes 10%
  • Moeda: Dólar dos Estados Unidos da América (USD).
  • Fuso horário: UTC+10.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com