Home / Ásia / China / China clima: quando ir para a China
Lijiang, Yunnan, China. Autor e Copyright Marco Ramerini.
Lijiang, Yunnan, China. Autor e Copyright Marco Ramerini.

China clima: quando ir para a China

A China é uma das maiores nações do planeta Terra e as suas dimensões fazem que o país é caracterizado por vários tipos de clima. Por causa das enormes diferenças de latitude, longitude e altitude o clima da China é extremamente diversificado. O clima da China é diferente de região para região por causa da topografia complexa do país. Os ventos de monção, causados por diferenças na capacidade de absorção do calor entre o continente e o oceano, dominam o clima. O avanço e o recuo das monções faz em grande medida o calendário da temporada de chuvas do país. Embora a maior parte do país esteja no clima temperado, o clima da China é muito complexo.

O clima da China é dominado por monções, que normalmente afectam as estações, trazendo chuvas pesadas em determinados momentos e noutros momentos mais ou menos curtos períodos de seca. No inverno o anticiclone siberiano domina a China e os ventos do norte, que vem da Sibéria trazem frio e baixa precipitação, enquanto no verão a monção oriental transporta ar quente e húmida das áreas costeiras do sul e provoca a maior parte da precipitação anual em grande parte da China. Numa grande parte do país diferenças marcadas de temperatura existem também entre o inverno e o verão.

No sudeste da China o clima é sub-tropical húmido, caracterizado por verões longos, quentes com chuvas pesadas, no entanto os invernos são curtos, leves e pouco chuvosos. No extremo sul do país, sobretudo na ilha de Hainan, o clima é tropical húmido com temperaturas elevadas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Não há nem invernos, nem uma estação seca. No planalto de Tibete o clima é alpino, mas varia muito, dependendo da altitude e da exposição aos ventos dominantes.

No noroeste da China o clima é semi-árido com verões curtos e quentes e invernos frios e longos e as chuvas são bastante escassas. Nalgumas áreas ao longo do limite do Tibete com o Xinjiang o clima é desértico com verões longos e quentes e invernos curtos e frios. Ao longo do vale do Huang Ho (Rio Amarelo), na área de Pequim e em parte da Manchúria o clima é húmido continental com verões curtos, suaves e chuvosos e invernos longos, frios e nevados. No extremo norte da China o clima torna-se sub-ártico com verões curtos e frios e invernos rigorosos e longos.

A precipitação é geralmente concentrada nos meses mais quentes. As regiões mais húmidas são as do Sudeste – Guangdong, Jiangxi, Fujian, Guangxi, Hunan, Zhejiang e Hainan, onde caem anualmente entre 1.500 e 2.000 mm de chuva. No Xinjiang no entanto as chuvas atingem os valores mais baixos da China inteira com valores debaixo de 50 mm.

QUANDO IR PARA A CHINA

Por causa de seu tamanho e da diferença climática entre as diferentes áreas do país é difícil apontar uma época do ano, quando o tempo está bom em todas as áreas do país. Mas podemos dizer, que as estações intermediárias de primavera e de outono são na maioria das regiões do país as melhores para uma visita. Tanto a primavera, que inclui os meses de abril e maio, que o outono ou seja os meses de setembro e outubro, têm chuvas leves e relativamente escassas sobre uma grande parte do país. O inverno entre novembro e fevereiro é particularmente duro, especialmente no norte do país e no planalto tibetano, mas no resto da China central as temperaturas de inverno são baixas também, enquanto o verão entre junho e agosto é quente e húmido na China inteira. O calor e as chuvas são particularmente elevadas, especialmente no sul da China. Em geral podemos dizer, que os melhores meses para uma viagem à China encontram-se em abril e maio e em setembro e outubro. Em geral esses períodos oferecem bom tempo no país inteiro.

Mas existem algumas áreas da China, que são adequadas para ser visitadas noutra época do ano: Os meses de inverno de novembro a fevereiro são um bom momento para visitar o sul do país, em particular a ilha de Hainan, e as regiões de Guangdong, Honguecongue e Macau, como as temperaturas nessas regiões permanecem relativamente amenas durante o inverno e nos meses de inverno as chuvas são escassas. O mês de novembro é o tempo ideal para visitar os Parques Nacionais da região de Sichuan. Nesta altura do ano as folhas mudam de cor, tendo cores espetaculares de amarelo, verde e vermelho, que em contraste com a cor azul-turquesa dos lagos e o branco das montanhas cobertas de neve no fundo fazem paisagens de bilhete postal. Os melhores meses para visitar o Yunnan, a região de fronteira com a Birmânia, o Laos e o Vietname, são aqueles entre fevereiro e abril, mas também os meses de novembro a janeiro não são mau. Nos meses de verão, que são os meses mais chuvosos na maior parte da China, as áreas de maior interesse são o Tibete, o Xinjiang, o norte de Yunnan, Sichuan e Qinghai. Neste período as chuvas são abundantes, mas devido às chuvas a natureza oferece o seu melhor, tornando as paisagens verdes.

O clima de Honguecongue.

O clima de Macau.

O clima de Xangai.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.