Home / Oceania / Fiji / Monuriki: A ilha do filme “Cast Away”
Monuriki Island, Mamanuca, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini.,,
Monuriki Island, Mamanuca, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini.,,

Monuriki: A ilha do filme “Cast Away”

No extremo oeste das ilhas Fidji no arquipélago de Mamanuca fica a pequena ilha desabitada de Monuriki. A ilha é de natureza vulcânica e tem 1 km de comprimento e 600 metros de largura. A parte mais alta da ilha atinge 178 metros. As costas da ilha, cercadas por todos os lados por um recife de coral, são formadas por línguas de areia de coral e penhascos de rochas vulcânicas.

A vegetação consiste sobretudo de pandanus e coqueiros. A ilha é o lar duma série de iguanas com crista de Fiji, além de ser um lugar de nidificação para tartarugas marinhas. Monuriki é muito cênica e a sua lagoa é perfeita para o snorkeling. As tartarugas marinhas anidam em Fiji entre novembro e abril. Quatro espécies de tartarugas marinhas vivem nas águas de Fiji: A Caretta caretta (tartaruga marinha comum), a Chelonia mydas (tartaruga verde), a Eretmochelys imbricata (tartaruga de pente) e a Dermochelys coriacea (tartaruga de couro).

Ao redor de Monuriki existem algumas ilhas do arquipélago de Mamanuca. Ao norte de Monuriki fica a ilha de Monu, da qual é separada por 600 metros de mar, enquanto a ilha de Yanuya está localizada a 2,5 km a nordeste. A ilha de Tavua fica a menos de 5 km a leste de Monuriki. A pequena ilha de Matamanoa está localizada a menos de 4 km a sudeste de Monuriki.

Monuriki Island, Mamanuca, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini.,,

Monuriki Island, Mamanuca, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini.,,

A ilha tornou-se famosa por ser o lugar onde no ano de 2.000 foi filmado o filme “Cast Away” (“O Náufrago”), produzido por Robert Zemeckis e interpretado por Tom Hanks, Helen Hunt e Nick Searcy. O filme conta a história dum empregado da empresa de entrega FedEx, bloqueado após um acidente de avião numa ilha desabitada no Pacífico do Sul. O filme conta as tentativas do náufrago para sobreviver na ilha usando os restos da carga de seu avião. O filme foi um sucesso crítico e comercial e em 2001 Tom Hanks foi nomeado como melhor ator no 73º Academy Awards por sua interpretação.

Monuriki pode ser alcançada com os cruzeiros de três e sete dias das Blue Lagoon Cruises e das Captain Cook Cruises e também com as viagens dum dia, que partem de Port Denarau a bordo do navio “Seaspray”. A maioria das estâncias de férias das ilhas Mamanuca organizam viagens dum dia para a ilha.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com