Home / América do Sul / Colômbia / Colômbia: um país com múltiplas e diversas paisagens

Colômbia: um país com múltiplas e diversas paisagens

Colômbia (República de Colombia/República da Colômbia) é uma república presidencial, localizada ao longo do equador no noroeste da costa da América do Sul. Está banhada do Oceano Pacífico a oeste e a norte pelo Mar do Caribe, delimitada a leste pela Venezuela e o Brasil, a sul pelo Perú e o Equador e a noroeste pelo Panamá.

As ilhas de Gorgona, Malpelo e Gorgonilla, localizadas no Oceano Pacífico e as ilhas de Providência e San Andrés e as pequenas ilhas e bancos de Roncador, Serrana, Quitasueno, Bajo Nuevo e Serranilla, localizados no Caribe fazem parte da Colômbia.

A capital da Colômbia é Bogotá no planalto. A região da Sabana de Bogotá tem uma altura de mais de 2.600 metros. Outras cidades importantes do país são Cali, Medellín, Cartagena e Barranquilla. Esta última é o principal porto do país.

A Colômbia é um país de muitas paisagens. O seu território pode ser dividido em uma área central, onde são as montanhas da Cordilheira dos Andes em duas zonas costeiras (norte e oeste) e em direção do sudeste numa região plana correspondente à bacia do Amazonas e do Orinoco. Ao longo da costa há duas faixas costeiras: a primeira pelo norte ao longo do Mar do Caribe, constituída por sua vez por uma área de planícies costeiras e algumas cadeias de montanhas, que não fazem parte da Cordilheira dos Andes como os Montes de Maria e a Sierra Nevada de Santa Marta. Na última cadeia estão as mais altas montanhas do país: o Pico Simón Bolívar e o Pico Cristóbal Colón, ambos com 5.775 metros de altura.

A segunda região costeira é a costa oeste olhando para o Oceano Pacífico, também plana, mas com cadeias de montanhas que não fazem parte da Cordilheira dos Andes como a Serranía del Baudó. A região centro-oeste do país, onde está concentrada a população da Colômbia, é atravessada de norte a sul pela Cordilheira dos Andes, que é dividida pelos cursos dos rios Magdalena (principal rio da Colômbia com 1.540 km de largura) e Cauca em três cadeias paralelas: a Cordilheira Ocidental, a Cordilheira Central e a Cordilheira Oriental. A Cordilheira Central com uma estensão de 800 km é o maior das três cordilheiras. Aqui existem vulcões significativos como o Nevado de Tolima com 5.215 metros, o Nevado del Ruiz com 5.321 metros, o Nevado de Santa Isabel com 4.950 metros e o Nevado del Huila com 5.439 metros.

A Cordilheira Oriental é a mais extensa e complexa das três cordilheiras: -No centro estão localizados amplos planaltos, incluindo o Planalto Cundiboyacense, situado numa altura de 2.600 metros.A parte norte da Cordilheira apresenta a Sierra Nevada del Cocuy, onde ficam os mais altos picos da cordilheira, que atingem a sua máxima elevação pelo Ritacuba Blanco com 5.330 metros.

A Cordilheira Ocidental, que corre paralelamente ao Oceano Pacífico, é a cordilheira menos elevada dos três, atingindo a altura máxima com 4.100 metros pelos Farallones de Cali. No sudeste e no leste do país fica a região plana da floresta amazônica, atravessada pelos rios Putumayo e Caquetá e outros afluentes do Amazonas e a região dos Llanos (cerrados) atravessada pelo rios Meta e Guaviare e outros tributários do rio Orinoco.

A economia da Colômbia é sobretudo cunhada pela agricultura. A base da economia do país é o café, do que o país é o maior exportador do mundo depois do Brasil. Outros produtos agrícolas importantes são bananas, tabaco, algodão, cacau, cana-de-açúcar, milho, arroz, sorgo, trigo, batata e mandioca. A Colômbia produz também maconha e cocaína. A exportação illegal de cocaína é maior que a exportação legal de todos os outros produtos.

A pecuária é um recurso importante pela criação de bovinos, ovinos, suínos, aves e cavalos. Muito abundantes são as reservas florestais que fornecem madeira valiosa, borracha, têxteis e medicamentos como quinino. É de notar que do subsolo são extraídas esmeraldas, de que a Colômbia é um dos maiores produtores do mundo, petróleo, ouro, platina, gás natural, carvão, chumbo, zinco, mercúrio, prata, níquel, cobre, bauxita, ferro, urânio, sal-gema e sal marinho. A indústria está desenvolvendo-se nos sectores têxtil, alimentar, calçado, produtos químico, maquinária, cimento, papel e tabaco.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Superfície: 1.141.748 km²: área arável 4,8%, prados e pastagens 35,6%, florestas e arbustos 43,9%, terras incultas e improdutivas 15,7%.
  • População: 44.065.000 (situação em 2007): mestiços (descendentes de europeus e ameríndios) 58%, europeus 20%, mulatos (descendentes de africanos e europeus) 14%, africanos 4%, zambos (descendentes de africanos e ameríndios) 3%, ameríndios 1%
  • Capital: Santa Fé de Bogotá.
  • Língua oficial: A língua oficial é o espanhol. Os povos indígenas do planato falam a língua chibcha e na várzea os índios falam línguas amazônicas.
  • Religião: Católicos 95%, Protestantes 5%.
  • Moeda: Peso colombiano (COP).
  • Fuso horário: UTC-5

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM BOGOTÁ

Booking.com