Home / Oceania / Austrália / Território do Norte: do oceano Índico ao coração desértico da Austrália

Território do Norte: do oceano Índico ao coração desértico da Austrália

O Território do Norte (Northern Territory) é um Território federal da Austrália, localizado na parte centro-norte do país. A capital é a cidade de Darwin com 130 mil habitantes e com um porto, situado ao longo do oceano Índico.

Este Território australiano tem uma área de 1.420.970 km² e é em tamanho o terceiro Estado respectivamente Território australiano. A sua população – 233.000 habitantes em 2012 – representa apenas 1% do total da população da Austrália. O Território do Norte é delimitado a oeste pela Austrália Ocidental (Western Australia), ao sul pela Austrália do Sul (South Australia) e ao leste pelo Queensland. As cidades mais importantes desta região australiana são Darwin, localizada ao longo da costa norte, e Alice Springs, que está localizada no interior do Território.

A costa do Território do Norte estende-se ao longo do oceano Índico e na Terra de Arnhem é acidentada e cheia de penínsulas e ilhas, tornando-se pantanosa ao longo do Golfo de Carpentaria. A maior parte do Território do Norte é plana, mas no sul encontram-se as montanhas da cordilheira MacDonnell (MacDonnell Ranges), onde fica o ponto mais alto da região: O Monte Zeil/Mount Zeil com 1.531 metros.

Na parte norte do território as chuvas permitem o crescimento da vegetação tropical e aqui os rios são numerosos, mas todos são curtos de comprimento. Para o sul da Terra de Arnhem (Arnhem Land) a região fica mais seca e aqui existem algumas áreas desérticas como aquelas do Deserto Tanami (Tanami Desert), enquanto no canto sudeste do Território encontra-se o Deserto de Simpson (Simpson Desert).

A principal atividade económica da região é a mineração. São extraídos petróleo, ferro, gás natural, urânio e bauxita. A pecuária é uma outra atividade importante como é o turismo graças aos Parques Nacionais intocados no norte tropical como o Parque Nacional de Kakadu e os Parques famosos no sul do Território. O mais conhecido é o Uluru-Kata Tjuta National Park, onde encontra-se o Ayers Rock (Uluru), o Monte Olga (Kata Tjuta) e o Parque Nacional Watarrka, famoso pelo Kings Canyon.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com