Home / Oceania / Austrália / Território do Norte: do oceano Índico ao coração desértico da Austrália
Kata Tjuta (The Olgas), Território do Norte, Austrália. Author Manu. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Kata Tjuta (The Olgas), Território do Norte, Austrália. Author Manu

Território do Norte: do oceano Índico ao coração desértico da Austrália

O Território do Norte (Northern Territory) é um Território federal da Austrália, localizado na parte centro-norte do país. A capital é a cidade de Darwin com 130 mil habitantes e com um porto, situado ao longo do oceano Índico.

Este Território australiano tem uma área de 1.420.970 km² e é em tamanho o terceiro Estado respectivamente Território australiano. A sua população – 233.000 habitantes em 2012 – representa apenas 1% do total da população da Austrália. O Território do Norte é delimitado a oeste pela Austrália Ocidental (Western Australia), ao sul pela Austrália do Sul (South Australia) e ao leste pelo Queensland. As cidades mais importantes desta região australiana são Darwin, localizada ao longo da costa norte, e Alice Springs, que está localizada no interior do Território.

A costa do Território do Norte estende-se ao longo do oceano Índico e na Terra de Arnhem é acidentada e cheia de penínsulas e ilhas, tornando-se pantanosa ao longo do Golfo de Carpentaria. A maior parte do Território do Norte é plana, mas no sul encontram-se as montanhas da cordilheira MacDonnell (MacDonnell Ranges), onde fica o ponto mais alto da região: O Monte Zeil/Mount Zeil com 1.531 metros.

Kings Canyon Gorge, Watarrka National Park, Austrália. Author Vinci Liu. No Copyright

Kings Canyon Gorge, Watarrka National Park, Austrália. Author Vinci Liu

Na parte norte do território as chuvas permitem o crescimento da vegetação tropical e aqui os rios são numerosos, mas todos são curtos de comprimento. Para o sul da Terra de Arnhem (Arnhem Land) a região fica mais seca e aqui existem algumas áreas desérticas como aquelas do Deserto Tanami (Tanami Desert), enquanto no canto sudeste do Território encontra-se o Deserto de Simpson (Simpson Desert).

A principal atividade económica da região é a mineração. São extraídos petróleo, ferro, gás natural, urânio e bauxita. A pecuária é uma outra atividade importante como é o turismo graças aos Parques Nacionais intocados no norte tropical como o Parque Nacional de Kakadu e os Parques famosos no sul do Território. O mais conhecido é o Uluru-Kata Tjuta National Park, onde encontra-se o Ayers Rock (Uluru), o Monte Olga (Kata Tjuta) e o Parque Nacional Watarrka, famoso pelo Kings Canyon.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem