Home / Oceania / Austrália / O Parque Nacional de Karijini: o parque dos canhões e cachoeiras

O Parque Nacional de Karijini: o parque dos canhões e cachoeiras

O Parque Nacional de Karijini, conhecido também como Hamersley Range, é famoso por suas espetaculares montanhas, desfiladeiros, rios e planaltos. O Karijini é o segundo maior Parque Nacional da Austrália Ocidental e um dos Parques mais espetaculares da Austrália.

Localizado no Pilbara ao norte do Trópico de Capricórnio, está localizado a 1.435 km ao norte de Perth, com o qual está ligado pela estrada Great Northern Highway, que passa a leste do Parque. A localidade mais próxima do Parque é a vila mineira de Tom Price, que está localizada a 60 km a oeste.

O território do Parque Nacional de Karijini é um habitat ideal para muitos animais selvagens e para uma infinidade de espécies de plantas. O Parque é muito rico em flores silvestres, que florescem após a curta estação das chuvas, transformando a paisagem consideravelmente. Quanto à fauna existem inúmeras espécies de aves, cangurus vermelhos, petrogales (rock-wallaby), equidnas, cobras, lagartos, lagartixas, goannas e várias espécies de morcegos. A paisagem é dominada pelos cupinzeiros enormes.

O Parque tem em suas gargantas encantadas inúmeras variedades de acácia, eucalipto e melaeluca: 133 tipos de aves e 92 espécies de anfíbios e répteis. A rocha, que compõe os famosos desfiladeiros do Parque fazia parte do fundo do mar 2.500 milhões de anos atrás, quando as únicas formas de vida do planeta Terra eram as bactérias e as algas.

As principais atrações do parque são os seus canhões e desfiladeiros, que cortam de repente as planícies. Dentro das gargantas correm os rios sazonais, que ajudaram a moldar a paisagem, tornando-a duma maneira incrível. Dentro do Parque existem muitos miradouros para admirar a paisagem das gargantas. É possível fazer excursões para as gargantas através das trilhas, que levam até os canhões mais estreitos. Mas tome cuidado! Há pontos dentro dos desfiladeiros, onde é muito perigoso por causa das pedras escorregadias. No canhão existem cachoeiras, lagos, vegetação e paredes verticais espetaculares.

AS ATRAÇÕES TURÍSTICAS: O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL KARIJINI

A área mais espetacular do Karijini é o norte do Parque, onde estão os canhões mais profundos, que podem atingir até 100 metros de profundidade. Entre os mais belos pontos interessantes para ver o canhão é a Oxer Lookout, onde pode ver três gargantas juntas: As gargantas Weano, Hancock e Joffre.

WEANO GORGE E HANDRAIL POOL: A visita à Weano Gorge é uma das mais belas e pitorescas caminhadas do Parque Nacional de Karijini. Através dum caminho, que vai para dentro do canhão, passa através das rochas estratificadas, que formam as paredes do canhão. Através duma cascata mergulhamos na água fresca da lagoa para ser catapultado para uma paisagem de lagos com cachoeiras cercadas por altas falésias.

JOFFRE FALLS E JOFFRE GORGES: Para observar este canhão tem que andar um curto caminho, que leva ao miradouro, de onde se tem uma vista para as cachoeiras e desfiladeiros.

DALES GORGES, FORTESCUE FALLS, FERN POOL E O CIRCULAR POOL: A Dales Gorge está localizada na parte leste do Parque Nacional de Karijini. Dentro deste canhão, formado por um rio, há cachoeiras, lagos e encostas íngremes. As quedas de Fortescue estão entre as principais atrações do canhão. As quedas são atingidas por um caminho íngreme de estacionamento. Um pouco além das Fortescue Falls está localizado Fern Pool, um pequeno lago permanente com duas cachoeiras, rodeadas por uma vegetação exuberante. O caminho continua através das Dales Gorges até o Circular Pool. É uma ótima trilha ao longo da Dales Gorge espetacular, que conecte as Fortescue Falls com o Circular Pool.

FLORA: As flores selvagens de Karijini variam com as estações do ano. Nos meses mais frescos o chão é coberto com flores amarelas das acácias e cassias, das campânulas Northern Bluebells (Mertensia paniculata) e Mulla Mulla (Ptilotus), que têm flores violetas. Depois da chuva muitas plantas florescem profusamente. O Parque possui em suas gargantas 50 variedades de Acacia, Eucalyptus e Melaeluca.

Karijini Clima: quando ir para o Parque Nacional de Karijini.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com