Home / Oceania / Polinésia Francesa / Ilhas Tuamotu: as ilhas dos atóis

Ilhas Tuamotu: as ilhas dos atóis

O arquipélago das ilhas Tuamotu é o maior da Polinésia Francesa. Estende-se entre 14° e 24° de latitude sul e 134° e 150° de longitude oeste numa área do Oceano Pacífico do tamanho da Europa ocidental de 800.000 km². O arquipélago de Tuamotu, localizado a leste de Taiti, foi visto pela primeira vez por europeus da expedição de Magalhães, que no 24 de janeiro de 1521 descobriu a ilha de Puka Puka. Magalhães nomeou a nova ilha San Pablo.

As ilhas Tuamotu são a maior cadeia de atóis do mundo. Elas são compostas de 78 ilhas, que são todas atóis de coral. Neste imenso espaço de oceano a superfície terrestre total dos atóis é apenas 850 km², menos do que a área da ilha de Taiti. Embora que façam geograficamente parte do arquipélago de Tuamotu, as Ilhas Gambier no extremo sudeste do arquipélago são geologicamente e culturalmente distintas.

Os atóis mais importantes são os de Rangiroa, Fakarava, Anaa, Hao, Makemo, Manihi, Tikehau e Mataiva. As principais atividades dos habitantes das ilhas são o cultivo de pérolas negras e de coqueiros. O turismo tem também uma certa importância, especialmente nos atóis melhor conectados com Taiti como Rangiroa, o segundo maior atol do mundo, Manihi, Fakarava e Tikehau. No noroeste do arquipélago o atol Taiaro oferece um raro exemplo dum recife de coral com uma lagoa completamente fechada. O atol foi oficialmente designado como Reserva de Biosfera pela UNESCO em 1977.

  • Superficie: 850 km²
    População: 15.798 habitantes

Nota: Os dados dos habitantes referem-se ao Censo de 2007.

COMO CHEGAR ÀS ILHAS TUAMOTU: Os principais atóis estão ligados com Taiti por voos da Companhia Air Tahiti. Há vôos frequentes entre Taiti e os atóis de Ahe, Arutua, Rangiroa, Fakarava, Hao, Makemo, Manihi, Tikehau, Takaroa, Takapoto e Mataiva. Os outros atóis habitados estão ligados apenas por navios de carga.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com