Home / América do Sul / Brasil / Recife: a Veneza brasileira
Recife, Pernambuco, Brasil. Author and Copyright Marco Ramerini.
Recife, Pernambuco, Brasil. Author Marco Ramerini.

Recife: a Veneza brasileira

Recife, capital do Estado de Pernambuco, tem 1,7 milhões de habitantes, enquanto a sua área metropolitana tem uma população de mais de 3.700.000. Juntamente com Salvador (Bahia) e Fortaleza, Recife é uma das mais importantes cidades industriais do Nordeste do Brasil. A cidade encontra-se em duas ilhas, os de Recife e Antonio Vaz, e ao longo das costas do Oceano Atlântico na foz dos rios Capibaribe e Beberibe.

Foi fundada pelos portugueses no século XVI, mas permaneceu uma pequena aldeia subsidiária de Olinda, até que em 1630 Recife foi ocupada pelos hneerlandeses e tornou-se a capital de suas possessões no Brasil. Eles construíram uma nova cidade Mauritsstad, que tornou-se nos anos de sua ocupação um dos centros comerciais mais prósperos da América do Sul. A ocupação neerlandesa terminou em 1654.

Mercado, Recife, Pernambuco, Brasil. Author and Copyright Marco Ramerini

Mercado, Recife, Pernambuco, Brasil. Author Marco Ramerini

Nos anos seguintes, particularmente desde o século XVIII, Recife graças ao seu porto suplantou Olinda como centro comercial do Estado de Pernambuco e tornou-se a principal cidade da região. Pelos seus canais, pontes e para a distinção de ser a cidade construída sobre a água às vezes é chamada a Veneza do Brasil.

Recife é uma cidade rica e próspera que atrai turistas pelas suas praias e pelo seu centro histórico. A cidade mantém igrejas, palácios, fortalezas, mercados públicos e outros edifícios históricos dos séculos XVII e XVIII. Os edifícios religiosos mais representativos da cidade são: a Capela Dourada, as igrejas de Santo Antonio, São Pedro, do Carmo e São Francisco. Entre os edifícios históricos a serem relatados também as fortalezas do Brum e das Cinco Pontas.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM RECIFE

Booking.com