Home / Europa / Eslováquia / Eslováquia seguro viagem, seguro de saúde, tomadas eléctricas, telefones celulares, documentos

Eslováquia seguro viagem, seguro de saúde, tomadas eléctricas, telefones celulares, documentos

ESLOVÁQUIA: DOCUMENTOS DE VIAGEM

Documentos de viagem: Para entrar na Eslováquia os cidadãos europeus devem apresentar um cartão de cidadão/cartão de identidade válido para viagens para o estrangeiro ou um passaporte. Crianças e menores devem ter o seu próprio passaporte/cartão de identidade pessoal. Cidadãos estadounidenses e canadenses precisam dum passaporte válido para a entrada na Eslováquia. Um passaporte válido é preciso para os viajantes de nacionalidade brasileira para a entrada na Eslováquia. Os cidadãos doutros países podem precisar dum visto.

Carta de condução: Para dirigir um carro de aluguel na Eslováquia é suficiente ter a sua própria carta de condução nacional ou internacional.

Seguro de carro: O seguro europeu é válido na Eslováquia.

ESLOVÁQUIA: SEGURO VIAGEM, MÉDICO E DE SAÚDE

Saúde: As unidades de saúde da Eslováquia são decentes, embora por vezes os serviços de saúde tenham deficiências. Um seguro de viagem e de saúde suplementar é recomendado. Como para os outros países da UE para o tratamento médico na Eslováquia os cidadãos europeus têm direito aos benefícios da saúde pública através da apresentação do Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD). Para os turistas é ainda aconselhável contratar um seguro de viagem e de saúde antes da partida.

Farmácias: As farmácias da Eslováquia são geralmente abertas de segunda a sexta-feira das 8.00 às 18.00 horas. Nos fins de semana e nos dias feriados há sempre uma farmácia aberta para emergências em cada cidade.

ESLOVÁQUIA: TELEFONES CELULARES E INTERNET

Telefones: Prefixo telefónico internacional para a Eslováquia: 00421

Telefones celulares, telemóveis: A Eslováquia tem uma cobertura excelente da rede GSM 900/1800.

Operadoras de telefonia móvel: Orange, T-mobile, Telefónica e O2

Internet: A internet é facilmente disponível nas grandes cidades e nas vilas da Eslováquia. Um certo número de cyber-cafés encontram-se em quase todas as cidades, oferecendo acesso à internet. Um número crescente de hotéis oferece conexões de alta velocidade aos seus clientes.

ESLOVÁQUIA: TOMADAS ELÉTRICAS

Eletricidade: A corrente elétrica da Eslováquia é de 220 Volts AC e de 50 Hz.

Plugues e tomadas: As tomadas elétricas usadas na Eslováquia são aquelas do tipo C, as mesmas, que são utilizadas em toda a Europa continental. Além disso são utilizadas as tomadas do tipo E, idênticas às utilizadas na França e na Polónia.

ESLOVÁQUIA: MOEDA E BANCOS

Bancos e Moeda: A moeda oficial da Eslováquia é o Euro (EUR).

As caixas eletrónicas aceitam cartões de crédito internacionais.

Os cartões de crédito como American Express, Mastercard e Visa são aceites nos principais hotéis, nas empresas de aluguer de automóveis e nas lojas das grandes cidades.

Horários dos bancos: Os bancos estão abertos de segunda a sexta das 8.00 às 16.00 horas, em cidades maiores até às 18:00. Nos maiores centros comerciais os bancos estão abertos também nos fins de semana até as 20 horas.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com