Home / África / Benim / Benim: tradições tribais e vestígios de antigos reinos

Benim: tradições tribais e vestígios de antigos reinos

O Benim (République du Bénin/República do Benim) é uma república presidencial da África centro-ocidental, que tem por capital a cidade de Porto Novo, enquanto a sede do Governo encontra-se em Cotonou. O país é uma ex-colónia francesa, que é limitada ao oeste pelo Togo, a norte pelo Burkina Faso e o Níger e a leste pela Nigéria e enfrenta no sul o Golfo da Guiné (Oceano Atlântico).

A costa do país de 120 km de extensão é baixa e arenosa franjada de lagoas como as lagoas de Ahémé e Nokoué. É a área mais densamente povoada, onde estão as principais cidades de Benim incluindo a capital de Porto Novo e a cidade de Cotonou, o mais importante centro comercial do país. Além da costa existe uma planície fértil, conhecida como Terre de Barre. Mais ao norte a terra sobe gradualmente para o interior para cair em direção do vale do Níger, que marca o limite norte do país.

A cordilheira de Atacora estende-se ao longo da fronteira norte-ocidental com o Togo. Aqui existe a altura máxima do Benim: o Monte Sokbaro com 658 metros. Quanto aos rios no extremo norte do país o rio Níger marca por cerca de 150 km a fronteira com o Estado do mesmo nome. Ao sul fluem os rios Ouémé e Kouffo, enquanto a sul-oeste o rio Mono marca o limite com o Togo.

A economia do Benim – um dos países mais pobres da África – é baseada nos produtos agrícolas: copra, sementes e óleo de palma, café, cacau, algodão, mandioca, amendoim. A pesca é praticada amplamente nas lagoas e no litoral. Nos últimos anos campos de petróleo foram descobertos nas águas territoriais do Golfo da Guiné.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 112.622 km²: Área arável 16,7%, prados e pastagens 3,9%, florestas e arbustos 30,2%, terra inculta e improdutiva 49,2%
  • População: 8.439.000 (censo de 2005) Em Benim existem 40 grupos étnicos diferentes, o maior dos quais é o fon, a que pertencem 39% da população total do país.  Outros grandes grupos étnicos são os Yorubas 12%, os Adjas 11%, os Houedas 8,5%, os Baribas 8% e os Fulbas 5,5%.
  • Capital: Porto Novo; sede do Governo: Cotonou
  • Língua oficial: A língua oficial é o francês. São faladas as línguas fon e yoruba.
  • Religião: animista 50%,cristã 30%, muçulmana 20%.
  • Moeda: Franco CFA (XOF)
  • Fuso horário: UTC+1