Home / Europa / Portugal / Portimão: as praias de Praia da Rocha, Praia de Vau e Alvor

Portimão: as praias de Praia da Rocha, Praia de Vau e Alvor

Portimão com 45.000 habitantes é a segunda cidade mais populosa do Algarve. A sua pitoresca cidade velha é um núcleo medieval de ruas estreitas situadas numa curva da Ribeira de Odeluca.

A área, onde está a cidade, foi certamente habitada antes da chegada dos romanos, que deixaram muitos vestígios da sua presença. Vale uma visita a villa romana de Abicada. Estranhamente os árabes não deixaram muitos vestígios na área. A própria cidade de Portimão foi fundada somente em 1463 a mando de D. Afonso V.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE PORTIMÃO

Em grande parte destruída pelo terremoto de 1755, Portimão é hoje uma cidade moderna, que preserva ainda alguns monumentos importantes, entre os quais podemos destacar: a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição do século XV com um belo portal gótico tardio.

Os palácios neoclássicos Bivar e Sárrea Garfias do século XVIII têm reminiscências barrocas. Outras curiosidades são o Colégio dos Jesuítas do século XVII, a Fortaleza de Santa Catarina do século XVII e o seu Miradouro com vista para a Praia da Rocha.

A verdadeira atração da região são as praias, que são muitas vezes repletas de rochas e falésias. Procedendo de leste a oeste encontram-se: Praia da Rocha, talvez a mais famosa praia no Algarve, Praia do Vau, uma encantadora pequena praia a oeste da Praia da Rocha, protegida por falésias, Praia de João Arens, Praia dos três Irmãos e Prainha. São uma série de pequenas praias separadas por rochedos. A praia de Alvor é estendida por alguns quilómetros até chegar ao estuário do Rio de Alvor.

Entre as excursões a partir de Portimão existem: Silves, a antiga capital moura do Algarve com os restos do castelo árabe e uma bela igreja gótica, a Serra de Monchique com a vila termal de Caldas de Monchique, as ruínas da villa romana de Abicada, Lagos, com a sua antiga cidade, suas praias ea Ponta da Piedade, Alvor e Albufeira com as suas praias.

PRAIA DA ROCHA

Localizada perto de Portimão, Praia da Rocha foi a primeira localidade a ser desenvolvida para o turismo no Algarve.

A beleza da praia localizada entre as falésias com dois km de comprimento é a principal atração para uma estadia. Mas também a sua localização entre Lagos e Albufeira faz de Praia da Rocha um ótimo lugar para visitar o resto da região.

Principais atrações de Praia da Rocha: A caminhada ao longo das falésias de Praia da Rocha, que leva à Fortaleza de Santa Catarina de Ribamar, construída em 1621.

A vila é repleta de restaurantes, bares, lojas e vida noturna e é um dos resorts preferidos pelos jovens. Há também casinos localizados perto da praia.

ALVOR

Alvor com 5.000 habitantes, que desenvolveu-se a partir duma pequena vila de pescadores, tornou-se nos últimos anos um destino turístico popular com muitas lojas, bares, clubes e restaurantes.

Principais atrações de Alvor: Na antiga vila de pescadores vale a pena de visitar a igreja paroquial do século XVI com um belo portal no estilo manuelino e as ruínas do castelo medieval de Alvor, cujas ruínas estão localizadas numa posição dominante sobre uma colina.

A principal praia de Alvor é chamada Torralta, que tem um comprimento de seis quilómetros. Outra grande praia para o leste é a Praia dos três Irmãos, salpicada com enormes rochas e falésias.

Continuando na mesma direção vai chegar a Prainha e além ficam a bela Praia do Vau e a Praia da Rocha.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com