Home / Europa / Portugal / Algarve: a mais bela costa de Portugal

Algarve: a mais bela costa de Portugal

O Algarve, a região do extremo sul de Portugal, é famoso por seus mais de 200 km de suas maravilhosas praias, os costões rochosos e o seu mar cristalino.

O Algarve foi ocupado pelos assentamentos humanos desde a época fenícia e cartaginesa e tornou-se parte do Império romano no século II a.C. No século VIII d.C. a região foi ocupada pelos árabes, que deram-o o nome Al-Gharb Al-Andalus, o que significa Andaluzia ocidental. Deste nome Al-Gharb é derivado o nome atual do Algarve.

O Algarve foi a última região de Portugal a ser libertada dos árabes. Foi reconquistado pelo Rei D. Afonso III em 1249.

No século XV o Infante D. Henrique escolheu o Algarve e Sagres em particular como a base de sua escola de navegação, geografia e cartografia, o que permitiu Portugal descobrir uma rota marítima para a Ásia e para lançar as bases para a fundação de seu vasto império colonial.

QUE VER: PRINCIPAIS ATRAÇÕES DO ALGARVE

O Algarve é a zona costeira mais a sul de Portugal. A região é conhecida por seu mar, seu litoral variado e bonito com praias arenosas, falésias, pilhas de rocha e pelo seu clima ameno. Graças a isso o Algarve tornou-se o principal destino turístico em Portugal.

A costa entre o Cabo de São Vicente e Faro é alta e rochosa, rica em enseadas e falésias, enquanto a costa entre Faro e a fronteira com a Espanha é baixa e arenosa. Existem inúmeros lugares para visitar no Algarve a partir de oeste para leste. Ao longo da costa são: o Cabo de São Vicente, Sagres, Lagos, Portimão, Albufeira, Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Castro Marim.

O Algarve não é só mar e praias, mas também é turismo cultural. Entre as coisas para ver existem a característica arquitetura histórica das cidades da região com as suas típicas casas brancas, as igrejas, as fortalezas e os museus. Não perca um desvio para o interior para visitar Silves, a antiga capital do Algarve, rica em prédios históricos.

No interior da região para ver são as paisagens da Serra de Monchique, onde é a montanha Fóia com 906 metros, o ponto mais alto do Algarve ou as pequenas aldeias para descobrir como aquelas situadas no sopé da Serra do Caldeirão.

Entre as praias para visitar para o oeste são aqueles selvagens e cheias de ondas da Costa Vicentina, em particular as de Arrifana e Barriga. Devem-se ver as belas falésias e pilhas da Ponta da Piedade. Em Lagos há as praias muito belas de Meia Praia e Dona Ana, localizadas entre falésias.

Entre as praias mais exclusivas há a praia do Ancão entre a Quinta do Lago e o Vale de Lobo. Entre as outras praias, que você não deve perder são: Alvor, Prainha, Três Irmãos, Vau e Praia da Rocha. Perto de Portimão é a bela Praia do Carvoeiro, rica em inúmeras grutas.

Entre as mais pitorescas praias existe a Praia de Albufeira com os barcos de madeira dos pescadores. A praia de Armação de Pêra é um das maiores na costa oeste do Algarve. Para os amantes da tranquilidade e o mar calmo há perto de Tavira a praia do Barril. Para os amantes da vida nocturna os lugares mais interessantes são Portimão, Albufeira e Vilamoura.

Ao longo da costa do Algarve são muito bonitos os pontos de vista de Atalaia na Praia da Luz, da Ponta da Piedade, em Lagos o Pontal ao longo da Costa Vicentina, da Fortaleza de Santa Catarina na Praia da Rocha, da Fortaleza de Sagres e do Farol do Cabo de São Vicente perto de Sagres.

O clima do Algarve.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com