Home / Europa / Espanha / Maiorca atrações turísticas: que ver em Maiorca

Maiorca atrações turísticas: que ver em Maiorca

A ilha de Maiorca é conhecida em todo o mundo, devido à sua natureza. Há muito belas costas com algumas praias, bem como reservas naturais e referências históricas e artísticas interessantes. A capital de Palma de Maiorca é o principal centro turístico do arquipélago, que é apreciado por suas praias, o entretenimento, a música e a vida nocturna. No centro histórico há bares e pubs para todos os gostos. A cidade é também interessante do ponto de vista artístico e seu centro histórico é dominado pela imponente Catedral.

A Catedral “La Seu” está no centro da cidade de Palma e é considerada como uma das jóias do gótico da Espanha. A fachada principal é em estilo neo-gótico. Notável é o Portal del Mirador (ou del Mar) em estilo gótico do século XIV com numerosas estátuas de santos, que estão nos nichos. Do lado esquerdo fica a Puerta de l’Almoina em estilo catalão-gótico do século XV. A construção da catedral começou no início do século XIV no lugar da mesquita. O interior tem três naves abóbadas – a abóbada central atingendo 44 m – com 14 pilares octogonais de 21 metros de altura. Nas naves laterais são 16 capelas decoradas com arte gótica e barroca. A capela real foi completamente renovada entre 1904 e 1914 pelo arquiteto catalão Antoni Gaudi. Também digno de nota são as rosetas da abside, o coro gótico e o púlpito renascentista.

Outro edifício de grande interesse de Palma é a Lonja del Mar (Sa Llojta) em estilo gótico de 1233-1445 com torres nos cantos. Muito agradável é o interior com três naves. Junto à Catedral fica o Castelo Real de Almudaina, construído no local do Alcázar árabe a partir de 1281 e concluído em 1343. No século XIV era a residência do Reino de Maiorca, enquanto hoje é a residência de verão do Rei da Espanha. No centro histórico vai encontrar os Banys Arabs (banhos árabes). Na entrada do porto fica o pequeno Castillo de San Carlos, que abriga o Museu Histórico Militar. A 3 km a oeste de Palma de Mallorca em cima duma colina existe o Castelo de Bellver, um castelo circular em estilo gótico do século XIV), de onde pode gozar uma bela vista sobre a cidade.

A costa nordeste da ilha é caracterizada por uma grande baía, onde vai encontrar os balneários turísticos mais procurados de Can Picafort e Alcudia. Perto de Alcudia há o importante sítio arqueológico romano de Pollentia. Puerto Pollensa é uma outra estância turística importante, que está localizada perto de Cap de Formentor, o ponto mais ao norte da ilha. Daí a Serra de Tramuntana selvagem corre paralelamente à costa noroeste. Paisagens pitorescas podem ser admiradas ao longo da costa oeste, que toca as aldeias de Soller, Deià com o mosteiro de Valldemossa do século XIV e a bonita vila de Banalbufar.

A costa leste de Maiorca tem mais de 50 baías e enseadas de grande beleza. Cala Millor e Cala Bona são bases ideais para explorar esta região. Perto de Porto Cristo encontra-se a Coves del Drac (Gruta do Dragão), onde pode admirar formações calcárias interessantes e um dos maiores lagos subterrâneos do mundo. A Felanitx fica o santuário de San Salvador do século XVII, localizado numa posição panorâmica a 500 metros acima do nível do mar.

A partir do porto de Colonia de Sant Jordi partem excursões diárias ao Parque Nacional do arquipélago de Cabrera com uma duração de pouco mais duma hora de barco.  É um parque terrestre e marinho, que preserva importantes colónias de aves marinhas, espécies endêmicas e um fundo do mar bem preservado.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com