Home / América do Sul / Chile / Deserto do Atacama: o deserto mais árido do mundo

Deserto do Atacama: o deserto mais árido do mundo

O Deserto do Atacama está localizado no norte de Chile ao longo duma faixa de terra localizada entre as montanhas da Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico. Ocupa uma área de mais de 100.000 km², estendendo-se desde a fronteira com o Peru e 30° de latitude sul.

O Deserto do Atacama é um planalto rico em salitre, formado por um deserto de rochas e pedras, dominado por vulcões dos Andes e o deserto tem altitudes, que variam do nível do mar até 4.000 metros. No planalto a variedade é grande em paisagens naturais, salinas, vulcões, lagos e gêiseres.

O Deserto do Atacama é considerado o deserto mais árido e mais seco do mundo. A parte mais árida do deserto está localizada ao sul do rio Loa entre a Sierra Vicuña Mackenna e a Cordilheira Domeyko. Aqui a chuva está totalmente ausente e a temperatura varia muito entre dia e noite. As cidades mais importantes da região são Antofagasta, Iquique e Arica, todas localizadas ao longo da costa do Oceano Pacífico.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS: O QUE VISITAR NO DESERTO DO ATACAMA

A extrema aridez do deserto permitiu a preservação dos vestígios arqueológicos de pessoas que viviam ali. Há petroglifos, geoglifos e pictogramas. A partir deste ponto de vista as áreas mais interessantes são as do Vale do Azapa, do Vale do Lluta, o Gigante de Atacama e os geoglifos de Pintados, os últimos protegidos na reserva natural das Pampas de Tamarugal (Reserva Nacional Pampa del Tamarugal).

Nuvens de tempestade na paisagem do deserto de Atacama. As rochas do Vale de Marte e Cordillera de la Sal, Deserto de Atacama, Chile Autor e Copyright Marco Ramerini

Nuvens de tempestade na paisagem do deserto de Atacama. As rochas do Vale de Marte e Cordillera de la Sal, Deserto de Atacama, Chile Autor e Copyright Marco Ramerini

Muita bonita é toda a área ao redor da cidade de San Pedro de Atacama com interessantes restos da cultura atacameña e paisagens desérticas espetaculares, pontilhadas com salares, vulcões e gêiseres.

Arica é uma cidade litorânea com belas praias e é também um ponto de partida para visitar a área de Putre e os parques Lauca (Parque Nacional Lauca), o vulcão Isluga (Parque Nacional Volcán Isluga), um grande planalto rico de lagos e vulcões localizado no extremo norte do Chile, onde há também sítios cerimoniais do povo Aymara.

Por causa da altitude o deserto de Atacama tem um ar extremamente seco. A falta de nuvens e a ausência de poluição luminosa são um dos melhores lugares para observar o céu e fazer observações astronómicas. Durante as raras ocasiões quando chove o deserto de Atacama é transformado em um tapete sem fim de flores.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: