Home / Europa / Espanha / Barcelona: a capital da Catalunha, uma cidade cheia de surpresas

Barcelona: a capital da Catalunha, uma cidade cheia de surpresas

Barcelona, capital da Catalunha, é o motor económico da Espanha. A cidade está localizada ao longo das margens do Mar Mediterrâneo e tem uma população de quase 2 milhões de habitantes e é após a capital Madrid a cidade mais populosa do país.

A cidade de Gaudi é rica em história e arte. Existem exemplos maravilhosos de arte gótica e valiosos exemplos do modernismo catalão. A cidade é famosa por sua vida noturna e para o seu entretenimento, que fizeram-a um destino popular para os jovens.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE BARCELONA

Em Barcelona o antigo e o moderno combinam-se perfeitamente e pode caminhar até os locais de interesse medieval e moderno como “El Barrio Gótico”, “Las Ramblas”, “Plaza Catalunya”, o “Porto Olímpico”, o “Museu Picasso”, a “Fundació Miró” e as grandes obras arquitetônicas de Antoni Gaudí como “La Sagrada Familia” e “La Pedrera”.

O Bairro Gótico (Barrio Gótico) é um dos bairros mais antigos e interessantes de Barcelona: Aqui há o Palácio de la Generalitat, o Palácio del Ayuntamiento (Câmara Municipal), a Plaça del Rei, a Plaça Reial, a catedral gótica de Santa Eulália e os edifícios medievais da Câmara dos Canonges, Pia Almoina e Ardiaca.

A rua mais famosa de Barcelona são Las Ramblas, uma avenida de dois quilómetros de comprimento, cheia de cafés, teatros, lojas, galerias, lugares, onde reúnem-se as pessoas de todas as idades, de diferentes culturas, nacionalidades e classes sociais. Junto a Las Ramblas são para visitar: a Igreja de Betlem, o Palácio de Moya e a Academia de Sciencias, o Mercado de la Boqueria, o Palácio de la Virreina e a Casa Bruno Cuadros. No fim de Las Ramblas pelo lado do mar está o Porto com a torre de Colón (Colombo). A poucos passos fica o Museu Marítimo, dedicado à história marítima do Mar Mediterrâneo.

El Ensanche (L’Eixample) é o moderno centro da cidade, construído entre 1870 e 1936, realizado pelo arquiteto Cerdá. As estruturas mais famosas foram projetadas e construídas por Antoni Gaudí, incluindo o Parque Güell e o Palácio Güell, a imensa catedral da Sagrada Família. Outras obras de Gaudí são: a Casa Mila (La Pedrera), Casa Vicens e a Casa Batlló. Todas as obras de Gaudi foram declaradas Património Mundial pela UNESCO em 1984. A Plaza de Cataluña é a praça central do distrito. Um exemplo de modernismo catalão é o Palau de la Música Catalana por Lluís Domènech i Montaner, localizado no bairro de San Pere na rua Laietana, uma rua paralela às Ramblas. É um Patrimônio Mundial da UNESCO juntamente com o Hospital de Sant Pau a partir de 1997 .

O Parc de la Ciutadella é um parque cheio de monumentos interessantes, que abriga o jardim zoológico de Barcelona, o Museu de Ciències Naturals e o Parlamento catalão. Para apreciar o belo panorama da cidade pode ir até Montjuïc, uma pequena montanha perto do porto, no topo da qual está o Castelo de Montjuic, uma antiga fortaleza militar. Montjuïc é o jardim botânico, que tem uma coleção única de cactos. O morro foi o principal local dos Jogos Olímpicos de 1992. Aqui estão algumas estruturas dos Jogos Olímpicos como o Estádio Olímpico Lluís Companys do arquiteto italiano Vittorio Gregotti, o palácio do desporto Palau Sant Jordi de Arata Isozaki, as piscinas e a torre de comunicações de Santiago Calatrava.

Entre os museus de Barcelona valem uma visita a Fundació Joan Miró, o Museu Picasso, o Museu Nacional de Arte da Catalunha – uma das maiores coleções de arte românica do mundo – e o Museu de Arte Contemporânea.

COMO MOVER-SE:  METRO E TRANSPORTE URBANO EM BARCELONA

Barcelona é servida por uma rede de metro, que é composta por seis linhas, que abrangem um total de 86,6 km com 123 estações. Além da rede de metro a cidade tem uma rede ferroviária gerida pela Generalitat de Catalunya (FGC). Todos os transportes públicos em Barcelona (metro, autocarro e comboio) são integrados num sistema tarifário único, operado pela Autoritat a Transportes Metropolitanos (ATM). A rede de autocarros urbanos é densa, conectando todas as partes da cidade.

COMO CHEGAR: VOOS PARA BARCELONA

O aeroporto de Barcelona é o Aeroporto Internacional Barcelona El Prat (IATA: BCN). O aeroporto está localizado a 10 quilómetros do centro da cidade no subúrbio de El Prat de Llobregat. O Aeroporto de Barcelona é o mais importante da Espanha depois de Madrid. Todos os países principais da Europa e vários países da África e da América são ligados por voos com Barcelona.

Às vezes um outro aeroporto é usado para alcançar Barcelona a partir do resto da Europa. Trata-se do aeroporto de Girona-Costa Brava Airport, que fica a 90 km ao norte da cidade de Barcelona.

O clima de Barcelona.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com