Home / América Central e Caribe / Turks e Caicos / As Ilhas Turcas e Caicos: Turismo e ativos financeiros

As Ilhas Turcas e Caicos: Turismo e ativos financeiros

O arquipélago das Ilhas Turcas e Caicos (Turks and Caicos Islands) são um território britânico ultramarino, localizado nos Caraibas nas Pequenas Antilhas ao norte da ilha de Hispaniola e para o sudeste das ilhas Bahamas. O território é formado pelos dois arquipélagos das Ilhas Turcas e das Ilhas Caicos. A capital é a vila de Cockburn Town na ilha de Grand Turk.

As ilhas Caicos estão localizados no extremo sul do arquipélago das Bahamas, a que pertencem geograficamente. Estas ilhas representam mais de 95% do território e são constituídas por sete ilhas principais (Middle Caicos com 144 km², North Caicos com 116 km², Providenciales com 98 km², East Caicos com 90 km², West Caicos com 28 km², South Caicos com 21 km² e Ambergris Cay. Além disso há numerosos ilheus e recifes.

Na ilha de East Caicos é o Flamingo Hill com 48 metros, o ponto mais alto do território de Turks e Caicos. As ilhas Turcas estão localizadas ao sudeste das ilhas Caicos e incluem as ilhas de Grand Turk com 18 km², Salt Cay com 6 km² e Cotton Cay com 1 km². Além disso há ilheus desabitados e inúmeras rochas. A economia das ilhas é baseada no turismo, nos activos financeiros, na agricultura com milho, sisal, frutas e legumes e na pesca.

As ilhas foram avistadas pela primeira vez em 1512 por uma expedição espanhola, liderada pelo conquistador espanhol Juan Ponce de León. No século XVII tornou-se a base de piratas, que agrediram os galeões espanhóis, carregados de ouro. Foi somente no final do século XVII, que os britânicos fundaram a partir de Bermuda as primeiras povoações do arquipélago.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 430 km²
  • População: 21.700 (situação de 2007) – africanos e mulatos (descendentes de europeus e africanos)
  • Localidade principal: Cockburn Town (ilha de Grand Turk)
  • Língua oficial: A língua oficial é o inglês.
  • Religião: Cristã 100% – igreja batista 40%, igreja metodista 20%, igreja anglicana 20%, igreja católica 15%, igreja adventista 2%
  • Moeda: Dólar estadounidense (USD)
  • Fuso horário: UTC-5.

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM ILHAS TURCAS E CAICOS

Booking.com