Home / Europa / Eslovénia / O lago Bled: um lago glacial num cenário encantador
Lago Bled, Eslovénia. Author Mirci. Licensed under the Creative Commons Attribution
Lago Bled, Eslovénia. Author Mirci

O lago Bled: um lago glacial num cenário encantador

O lago Bled (Blejsko jezero) é um destino turístico popular da Eslovénia. O lago está localizado no noroeste do país a uma altura de 457 metros acima do nível do mar.

O lago é de origem glacial e foi formado após o recuo do glaciar Bohinj. É um pequeno lago e mede pouco mais de 2 km de comprimento e pouco mais dum km de largura e tem uma profundidade máxima de 30 metros.

O lago Bled está situado nas montanhas dos Alpes eslovenos a apenas 57 km da capital da Eslovénia, Liubliana.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DO LAGO BLED

O Lago Bled é de apenas 57 km da capital da Eslovénia, Liubliana, cercado por uma paisagem espetacular de montanhas arborizadas.

Lago Bled, Eslovénia. Author Mirci. Licensed under the Creative Commons Attribution

Lago Bled, Eslovénia. Author Mirci

O lago é caracterizado por uma ilha (Blejski otok), localizada no seu centro, onde há vários edifícios, entre outros uma igreja Cerkev Marijinega vnebovzetja e a Igreja de Santa Maria da Assunção do século XV, mas reconstruída no estilo barroco no século XVIII com um alto campanário.

Ao longo das margens do lago num penhasco a precipício sobre o lago encontra-se o pitoresco castelo medieval de Bled, usado hoje como um museu, dedicado à história do lago e do castelo. Pode desfrutar duma bela vista para o lago abaixo.

Entre as atrações da área circundante do lago existem:

  • O desfiladeiro Vintgar, um desfiladeiro de 1.6 km de comprimento, esculpido pelo rio Radovna, equipado com uma trilha de madeira, que permite a visita de muitas cachoeiras do rio. O desfiladeiro de Vintgar está a apenas 4 km do lago Bled perto da aldeia de Gorje.
  • O desfiladeiro Pokljuka está localizado a 7 km do lago Bled perto da aldeia de Krnica. Um desfiladeiro de 2 km de comprimento e 40 metros de altura no ponto mais profundo, sendo um desfiladeiro muito cênico com as suas inúmeras pontes naturais.
  • O Babji Zob é uma parede de pedra de 30 metros de altura. Debaixo desse muro é uma caverna de mais de 300 metros de comprimento, que é equipada para as visitas. Esta caverna está cheia de estalactites, estalagmites e formações calcárias espirais.
  • O Parque Nacional Triglav é uma outra atração interessante na área. O parque é caracterizado por uma paisagem alpina bonita e pela montanha mais alta da Eslovénia: O Monte Triglav ou Tricorno com 2.864 metros. No parque encontra-se o idílico Lago Bohinj, o maior lago da Eslovénia, situado num ambiente limpo.

COMO CHEGAR AO LAGO BLED

Carro: A capital da Eslovénia, Liubliana, fica apenas a 57 km do lago Bled, enquanto a fronteira com a Áustria encontra-se a apenas 25 km e a fronteira com a Itália em Fusine está localizada a 45 km.

Autocarros: Os serviços de autocarro são numerosos e regulares, que ligam o lago Bled com as principais cidades da Eslovénia.

Comboios: O lago Bled é servido pela estação ferroviária Lesce-Bled, que está localizada a apenas 4 km do lago. A estação fica ao longo da linha, que liga Liubliana com a Áustria (Villach) e a Itália (Tarvisio/Tarvis).

Voos: O aeroporto internacional mais próximo é o de Liubliana-Brnik, que fica a apenas 35 km.

O clima do Lago Bled.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem