Home / Europa / Eslovénia / O lago Bled: um lago glacial num cenário encantador

O lago Bled: um lago glacial num cenário encantador

O lago Bled (Blejsko jezero) é um destino turístico popular da Eslovénia. O lago está localizado no noroeste do país a uma altura de 457 metros acima do nível do mar.

O lago é de origem glacial e foi formado após o recuo do glaciar Bohinj. É um pequeno lago e mede pouco mais de 2 km de comprimento e pouco mais dum km de largura e tem uma profundidade máxima de 30 metros.

O lago Bled está situado nas montanhas dos Alpes eslovenos a apenas 57 km da capital da Eslovénia, Liubliana.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DO LAGO BLED

O Lago Bled é de apenas 57 km da capital da Eslovénia, Liubliana, cercado por uma paisagem espetacular de montanhas arborizadas.

O lago é caracterizado por uma ilha (Blejski otok), localizada no seu centro, onde há vários edifícios, entre outros uma igreja Cerkev Marijinega vnebovzetja e a Igreja de Santa Maria da Assunção do século XV, mas reconstruída no estilo barroco no século XVIII com um alto campanário.

Ao longo das margens do lago num penhasco a precipício sobre o lago encontra-se o pitoresco castelo medieval de Bled, usado hoje como um museu, dedicado à história do lago e do castelo. Pode desfrutar duma bela vista para o lago abaixo.

Entre as atrações da área circundante do lago existem:

  • O desfiladeiro Vintgar, um desfiladeiro de 1.6 km de comprimento, esculpido pelo rio Radovna, equipado com uma trilha de madeira, que permite a visita de muitas cachoeiras do rio. O desfiladeiro de Vintgar está a apenas 4 km do lago Bled perto da aldeia de Gorje.
  • O desfiladeiro Pokljuka está localizado a 7 km do lago Bled perto da aldeia de Krnica. Um desfiladeiro de 2 km de comprimento e 40 metros de altura no ponto mais profundo, sendo um desfiladeiro muito cênico com as suas inúmeras pontes naturais.
  • O Babji Zob é uma parede de pedra de 30 metros de altura. Debaixo desse muro é uma caverna de mais de 300 metros de comprimento, que é equipada para as visitas. Esta caverna está cheia de estalactites, estalagmites e formações calcárias espirais.
  • O Parque Nacional Triglav é uma outra atração interessante na área. O parque é caracterizado por uma paisagem alpina bonita e pela montanha mais alta da Eslovénia: O Monte Triglav ou Tricorno com 2.864 metros. No parque encontra-se o idílico Lago Bohinj, o maior lago da Eslovénia, situado num ambiente limpo.

COMO CHEGAR AO LAGO BLED

Carro: A capital da Eslovénia, Liubliana, fica apenas a 57 km do lago Bled, enquanto a fronteira com a Áustria encontra-se a apenas 25 km e a fronteira com a Itália em Fusine está localizada a 45 km.

Autocarros: Os serviços de autocarro são numerosos e regulares, que ligam o lago Bled com as principais cidades da Eslovénia.

Comboios: O lago Bled é servido pela estação ferroviária Lesce-Bled, que está localizada a apenas 4 km do lago. A estação fica ao longo da linha, que liga Liubliana com a Áustria (Villach) e a Itália (Tarvisio/Tarvis).

Voos: O aeroporto internacional mais próximo é o de Liubliana-Brnik, que fica a apenas 35 km.

O clima do Lago Bled.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com