Home / Europa / Grécia / Balos: a praia mais espetacular na ilha de Creta
A lagoa de Balos, Creta, Grécia. Author and Copyright Luca di Lalla
A lagoa de Balos, Creta, Grécia. Author Luca di Lalla

Balos: a praia mais espetacular na ilha de Creta

A praia de Balos está localizada perto da península de Gramvousa, que está localizada na ponta noroeste da ilha de Creta a oeste de Kissamos e ao norte da cidade de Kalyviani.

A península é formada por escarpas íngremes, que mergulham no mar e é coberta de flores durante os períodos de floração. Na parte norte-ocidental da península frente à ilha de Gramvousa é a maravilhosa praia de Balos.

A praia é composta de areia fina e branca, que encontra-se também no fundo do mar, doando à lagoa uma cor azul bela. Em frente da praia está a ilha pitoresca de Gramvousa, enquanto atrás está o Monte Geroskinos com 762 m de altura.

Balos é talvez a praia mais famosa da ilha de Creta, que aparece em todas as brochuras. A praia é famosa pelas cores do mar e pelo panorama deslumbrante, quer dizer do ponto em que você deixa o seu carro ou melhor o seu veículo todo terreno, de onde você desce durante uma meia-hora a pé para a praia.

Balos, Creta, Grécia. Autor e Copyright Luca di Lalla

Balos, Creta, Grécia. Autor Luca di Lalla

Como ponto de partida para uma visita a esta parte da ilha podem ser usados os hotéis da cidade de Kissamos e Chania (La Canea). Para chegar a Balos a partir de Kissamos, você tem que viajar uma dúzia de km: os 10 primeiros são feitos rapidamente para chegar a Kaliviani.

Os últimos dez km devem ser feitos com a devida prudência numa senda de terra, que se desenrola ao longo do lado oriental da península de Gramvousa, que está localizada no noroeste da ilha de Creta. Uma vez chegado à igreja de Agia Irini deve-se ainda continuar um pouco para o parque de estacionamento em frente da única taberna existente nesta parte da ilha. Daqui siga o caminho a pé por 1 km e meio para chegar à bela lagoa de Balos.

Encantador é o ponto de vista a partir do topo com cores, que vão pelo reflexo da areia branca a todas as cores suaves do céu e para o azul do mar profundo. Elas são tonalidades lindas. Alternativamente você pode tomar um barco, que parte de Kisamos (Kastelli), que não vai diretamente para a lagoa de Balos, mas traz os turistas para ver as ruínas da fortaleza veneziana e a nadar na ilha de Gramvousa, enquanto está preparado o seu almoço a bordo, mas nesta maneira o período real, que passa na lagoa de Balos é muito reduzido, pois o retorno está programado para as 17h45.

A lagoa de Balos é um lugar verdadeiramente único: Muda da praia rosa às rochas salpicadas por alcatrão até mesmo a cor da água na lagoa cheia de contrastes, porque leva alguns pontos nas tonalidades de azul mais claro e mais escuro em outros, resultando num ambiente desolado. A ilha e a península são desprovidas de vegetação e existe apenas uma pequena taberna modesta, que está cheia de pessoas após do desembarque de excursionistas do barco vindo de Kissamos (Kastelli).

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem