Home / Europa / Grécia / Balos: a praia mais espetacular na ilha de Creta
A lagoa de Balos, Creta, Grécia. Author and Copyright Luca di Lalla
A lagoa de Balos, Creta, Grécia. Author Luca di Lalla

Balos: a praia mais espetacular na ilha de Creta

A praia de Balos está localizada perto da península de Gramvousa, que está localizada na ponta noroeste da ilha de Creta a oeste de Kissamos e ao norte da cidade de Kalyviani.

A península é formada por escarpas íngremes, que mergulham no mar e é coberta de flores durante os períodos de floração. Na parte norte-ocidental da península frente à ilha de Gramvousa é a maravilhosa praia de Balos.

A praia é composta de areia fina e branca, que encontra-se também no fundo do mar, doando à lagoa uma cor azul bela. Em frente da praia está a ilha pitoresca de Gramvousa, enquanto atrás está o Monte Geroskinos com 762 m de altura.

Balos é talvez a praia mais famosa da ilha de Creta, que aparece em todas as brochuras. A praia é famosa pelas cores do mar e pelo panorama deslumbrante, quer dizer do ponto em que você deixa o seu carro ou melhor o seu veículo todo terreno, de onde você desce durante uma meia-hora a pé para a praia.

Balos, Creta, Grécia. Autor e Copyright Luca di Lalla

Balos, Creta, Grécia. Autor Luca di Lalla

Como ponto de partida para uma visita a esta parte da ilha podem ser usados os hotéis da cidade de Kissamos e Chania (La Canea). Para chegar a Balos a partir de Kissamos, você tem que viajar uma dúzia de km: os 10 primeiros são feitos rapidamente para chegar a Kaliviani.

Os últimos dez km devem ser feitos com a devida prudência numa senda de terra, que se desenrola ao longo do lado oriental da península de Gramvousa, que está localizada no noroeste da ilha de Creta. Uma vez chegado à igreja de Agia Irini deve-se ainda continuar um pouco para o parque de estacionamento em frente da única taberna existente nesta parte da ilha. Daqui siga o caminho a pé por 1 km e meio para chegar à bela lagoa de Balos.

Encantador é o ponto de vista a partir do topo com cores, que vão pelo reflexo da areia branca a todas as cores suaves do céu e para o azul do mar profundo. Elas são tonalidades lindas. Alternativamente você pode tomar um barco, que parte de Kisamos (Kastelli), que não vai diretamente para a lagoa de Balos, mas traz os turistas para ver as ruínas da fortaleza veneziana e a nadar na ilha de Gramvousa, enquanto está preparado o seu almoço a bordo, mas nesta maneira o período real, que passa na lagoa de Balos é muito reduzido, pois o retorno está programado para as 17h45.

A lagoa de Balos é um lugar verdadeiramente único: Muda da praia rosa às rochas salpicadas por alcatrão até mesmo a cor da água na lagoa cheia de contrastes, porque leva alguns pontos nas tonalidades de azul mais claro e mais escuro em outros, resultando num ambiente desolado. A ilha e a península são desprovidas de vegetação e existe apenas uma pequena taberna modesta, que está cheia de pessoas após do desembarque de excursionistas do barco vindo de Kissamos (Kastelli).

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: