Home / Oceania / Samoa Americana / Tutuila e as ilhas Manu’a. As jóias da Samoa Americana: as ilhas de Ofu e Olosega

Tutuila e as ilhas Manu’a. As jóias da Samoa Americana: as ilhas de Ofu e Olosega

ILHA DE TUTUILA

Tutuila com 137 km² é a principal ilha de Samoa Americana. É uma ilha vulcânica, localizada no meio do Oceano Pacífico a menos de 100 km a sudeste da ponta leste da ilha de Upolu.

A maior parte da ilha de Tutuila é formada por montanhas íngremes – profundamente corroídas – e uma rica vegetação tropical. Uma pequena área plana está na sua parte sudoeste. No centro da ilha fica a sua mais alta montanha, o Matafao Peak com 653 metros. Uma outra montanha famosa é o Monte Rainmaker com 523 metros, que domina a baía de Pago Pago.

No final duma baía profunda, considerada como um dos melhores portos do Pacífico Sul, encontra-se a principal localidade da ilha e de toda a Samoa Americana, a cidade de Pago Pago. A ilha produz copra, conservas de atum e artesanato local.

ILHAS MANU’A

As três ilhas, que compõem o arquipélago vulcânico das ilhas Manu’a, são: Ofu com 7 km², Olosega com 5 km² e Tau com 46 km². Oferecem a mais bela paisagem das ilhas de Samoa Americana. O grupo de ilhas Manu’a está localizado a 100 km a leste de Tutuila.

A praia, que estende-se ao longo da costa sul da ilha de Ofu é pela sua paisagem intocada de montanhas entre as mais belas praias de todo o Pacífico Sul. A montanha mais alta da ilha de Ofu é o Monte Tumutumu com 491 metros, enquanto na ilha vizinha de Olosega o Monte Piumafua é com 629 metros a maior altitude destas duas ilhas. Estão ligadas por uma ponte e estão rodeadas pelo mesmo recife de coral.

A ilha principal do arquipélago de Manu’a é a ilha de Tau, que está localizada a 11 km a sudeste de Olosega. O Monte Lata com 995 metros na ilha de Tau é o ponto mais alto de toda a Samoa Americana. As ilhas fazem parte do Parque Nacional de Samoa Americana (American Samoa National Park). Existem aeroportos pequenos nas ilhas de Ofu e de Tau, que são ligados por voos com Tutuila. O único lugar para ficar na ilha de Ofu é o Va’oto Lodge.

ILHAS DE OFU E OLOSEGA

Localizadas em Samoa Americana no Pacífico central, as ilhas de Ofu e Olosega pertencem ao arquipélago das ilhas Manu’a, que é ainda a área mais tradicional de Samoa Americana. As ilhas são duas ilhas pequenas vulcânicas, ligadas entre si por uma ponte pequena. A maior é a ilha de Ofu com 7,2 km², que é a mais populosa com 289 pessoas em 2000. A ilha de Olosega com 5,1 km² tem uma população ligeiramente inferior com 216 pessoas em 2000. As duas ilhas estão localizadas a 100 km a leste de Tutuila – a principal ilha de Samoa Americana – e estão parcialmente incluídas no Parque Nacional de Samoa Americana.

As ilhas são caracterizadas por montanhas escarpadas e espetaculares, que são os restos de antigos vulcões. A montanha mais alta é o Monte Piumafua com 639 metros, que domina a ilha de Olosega, enquanto a ilha de Ofu atinge altitudes mais baixas, sendo o pico mais alto o Monte Tumu ou Tumutumu com 494 metros.

A ilha de Ofu tem na sua parte sul uma praia de areia branca de 4 km de comprimento, que tem como cenário as montanhas espetaculares serrilhadas do Sunu’itao Peak com 233 metros. O Monte Piumafua encontra-se na ilha de Olosega. Toda a praia e os recifes em frente dela fazem parte do Parque Nacional de Samoa Americana (American Samoa National Park). O recife da ilha de Ofu oferece o melhor mergulho de toda a Samoa Americana.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com