Home / Ásia / Turquia / Antália (Antalya): um dos destinos turísticos mais populares da Turquia

Antália (Antalya): um dos destinos turísticos mais populares da Turquia

Antália/Antalya com 600.000 habitantes é um dos destinos turísticos mais famosos da costa sul da Turquia. A cidade está localizada junto do mar num belo local, rodeado pelas montanhas da Cordilheira do Taurus, que excedem 3.000 metros de altura.

Fundada no século II a.C. com o nome de Attaleai pelo rei de Pergamon Attalos II, Antália/Antalya tem uma rica história, que passa através da dominação dos romanos, dos bizantinos, dos seljúcidas, dos cruzados e dos otomanos.

A cidade, localizada no final do vasto golfo do mesmo nome, tem um clima mediterrâneo maravilhoso. Nos últimos anos tornou-se um dos destinos turísticos mais populares da Turquia graças à suas longas praias e à beleza de monumentos históricos, que a caracterizam e que vão desde o tempo romano e bizantino até atingir o periodo otomano.

AS ATRAÇÕES TURÍSTICAS: O QUE VISITAR EM ANTÁLIA (ANTALYA)

O distrito de Kaleici é o pitoresco centro histórico da cidade. Aqui estão algumas casas bonitas e características de madeira, agora lojas, bares e restaurantes, que ocupam as ruas estreitas e pitorescas. O Museu de Arqueologia de Antalya é interessante graças à uma rica coleção de estátuas clássicas.

Do período grego-romano permanecem a torre Hidirlik Kulesi, provavelmente construída como farol no segundo século, as muralhas romanas e o arco de Adriano (130 dC). Do período seljúcida datam o minarete da mesquita Yivli Minareli no centro da cidade e o Karatay Medrese (uma faculdade teológica) no distrito de Kaleici, ambos construídos no século XIII.

Do período otomano datam duas outras mesquitas: a Mesquita Murat Pasa do século XVI e a Mesquita Tekeli Mehmet Pasa do século XIX.

12 km para o leste, depois de passar as quedas de Duden Su, onde um rio cai com uma cachoeira no oceano, pode chegar à praia de Lara. Perto de Antalya existe um número surpreendente de restos de antigas cidades. Entre as mais importantes é Termessos, que está localizada a uma altitude de mais de 1.000 metros de altura nas montanhas de Taurus, sendo provavelmente a mais interessante de todas. A cidade foi o mais importante estabelecimento da Pisídia, que são as ruínas da ágora, do Odeon e do teatro. A vista das montanhas ao fundo do anfiteatro é inesquecível.

Aspendos, que foi uma das cidades mais importantes da Pampília, que são hoje as ruínas da Basílica e do Odeon. Ariassos, localizados num vale a 48 km de Antalya. Aqui pode ver as portas das muralhas da cidade, banheiras, túmulos esculpidos na rocha e um mausoléu intacto. Perge a 18 km ao nordeste de Antalya é uma cidade situada em duas colinas. Sobre uma colina encontramos o teatro e noutra colina há uma acrópole. Outros vestígios das antigas cidades estão localizados em Phaselis e em Side.

ANTÁLIA (ANTALYA) COMO CHEGAR

Voos: O aeroporto de Antália é o Antalya Airport (IATA: AYT), localizado a apenas 10 quilómetros a leste do centro da cidade. Bem relacionado com os países europeus e do Médio Oriente Antália teve mais de 25 milhões de passageiros em 2011.

Clima: quando ir para Antália (Antalya).

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

Booking.com