Home / Ásia / China / Honguecongue/Hong Kong: a porta de entrada para a China
Hong Kong, China. Autor Zachary Baumgartner. Licensed under the Creative Commons Attribution
Hong Kong, China. Autor Zachary Baumgartner

Honguecongue/Hong Kong: a porta de entrada para a China

Honguekongue/Hong Kong (Hong Kong Special Administrative Region) é uma Região Administrativa Especial da República Popular da China desde 1997. Antes era uma colónia britânica desde 1841. Hong Kong está localizado ao longo da costa do Mar da China do Sul e é formado pela Península de Kowloon e algumas centenas de ilhas e ilheus. A cidade é hoje um dos centros industriais, comerciais e bancários mais importantes do Extremo Oriente.

Hong Kong é a capital financeira e comercial da Ásia, bem como ponto de apoio das maiores corporações. É uma incrível cidade cheia de arranha-céus em oposição à miríade de mercados tradicionais, onde não há objetos, que não podem ser encontrados.

Hong Kong é o maior porto comercial do mundo, mas também mantém restaurantes tradicionais, ligados ao mercado de peixes vivos para escolher e consumir. A cidade tem um metro moderno e áreas para visitar num riquixá. Da Peak Tower, que é alcançada por um elevador, pode apreciar a bela vista dos arranha-céus, que enchem uma das mais belas baías do mundo. Nathan Road surpreende com quilómetros de lojas de todos os tipos, mas especialmente com joalharias, que formam o maior mercado para objetos preciosos da Ásia.

AS ATRAÇÕES TURÍSTICAS: O QUE VISITAR EM HONGUEKONGUE

Ponto de encontro entre o Oriente e o Ocidente Hong Kong está situado numa bela baía repleta de ilhas. A paisagem, que pode ser vista a partir do miradouro principal do Victoria Peak, que pode ser alcançado através dum funicular, é espetacular. A cidade possui belos exemplos de arquitetura moderna, mas também ruas pitorescas e áreas, onde o tempo parece ter parado como o mercado flutuante de Aberdeen.

Hong Kong é um destino popular para os amantes de compras do mundo inteiro. As lojas da cidade tem tudo a oferecer. Hong Kong é um destino turístico popular. O turismo é uma das suas maiores indústrias em 2010. 20 milhões de turistas visitaram esta Região Administrativa Especial.

Mapa de Hong Kong

Mapa de Hong Kong

Entre as principais atrações são: o Pico Victoria (Victoria Peak) com vista para a famosa skyline da cidade, o Porto de Victoria (Victoria Harbour), Aberdeen com os pescadores locais, a sua comunidade de barcos e seus restaurantes flutuantes mundialmente famosos, o Stanley Market, Hong Kong Disneyland, sendo o quinto e mais novo Disneyland do mundo.

Se quer visitar Hong Kong, tem que apreciar a beleza cênica da costa da Deep Water Bay e da Repulse Bay. A Península de Kowloon tem algumas das paisagens urbanas mais interessantes da Ásia. Aconselha-se fazer uma viagem dum dia a Macau, que é acessível de Hong Kong por balsa rápida ou jactoplanador.

VOOS PARA HONGUECONGUE

Hong Kong é servido pelo Aeroporto Internacional de Hong Kong, conhecido como Aeroporto Chek Lap Kok. O novo aeroporto foi construído numa ilha artificial e está entre as mais importantes da Ásia para o tráfego de passageiros, além de ser o principal aeroporto do mundo para o tráfego de mercadorias.

Hong Kong não está ligado por voos directos com os aeroportos portugueses, mas existem muitas ligações excelentes de Portugal com escalas em grandes cidades da Europa ou da Ásia. O tempo de voo entre a Europa e Hong Kong é entre 11 e 12 horas. O aeroporto de Hong Kong está ligado por muitos voos de cidades europeias, incluindo Paris, Milão, Roma, Londres, Amesterdão, Frankfurt, Helsínquia, Munique, Moscovo, Istambul e Zurique.

A partir do Brasil não há voos diretos para Hong Kong. Entre as conexões mais rápidas são as da Air China/TAM/Lufthansa partindo de São Paulo-Guarulhos para Paris (ou Frankfurt) para chegar a Hong Kong. O tempo de voo entre o Brasil e Hong Kong é entre 28 e 32 horas de voo, incluindo paragens e pausas.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 1.104 km²: Área arável 7%, prados e pastagens 1%, florestas e arbustos 21%, terra inculta e improdutiva 71%
  • População: 7.000.000 (dados de 2008) chineses 98%
  • Capital: Victoria (Hong Kong).
  • Língua oficial: As línguas oficiais são o chinês e o inglês.
  • Religião: Taoísta, budista, confucionista, cristã 8% (católicos 4%, protestantes 4%).
  • Moeda: Dólar de Hong Kong (HKD)
  • Fuso horário: UTC+8 horas
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem