Home / Oceania / Austrália / Austrália: cangurus, aborígenes e desertos

Austrália: cangurus, aborígenes e desertos

A Austrália (Commonwealth of Australia/Comunidade da Austrália) é o maior estado da Oceania e o sexto país do mundo tendo em conta a estensão. Totalmente rodeada por mar a Austrália é banhada no norte e leste pelo Oceano Pacífico e a sul e a oeste pelo Oceano Índico. O Estado, uma monarquia parlamentar associada à Comunidade Britânica, possui uma forma federal de seis estados (Nova Gales do Sul, Queensland, Austrália Meridional, Tasmânia, Victoria e Austrália Ocidental). Dois territórios continentais, quer dizer o Território do Norte e o Território da Capital da Austrália e os territórios externos da Ilha Norfolk, Ilha Christmas, Ilhas Cocos (Keeling), Ilhas Ashmore e Cartier, do Território das Ilhas do Mar de Coral, dsas Ilhas Heard e McDonald, e o Território Antártico Australiano fazem parte da Australia. A capital é Camberra e as grandes cidades são Sydney, Melbourne, Brisbane, Perth, Adelaide, e Hobart.

Austrália está geograficamente dividida em três áreas principais: as vastas planícies áridas do interior, chamado o Outback, a Cordilheira australiana (Great Dividing Range) a leste e a costa do leste. O litoral da Austrália, que se estende para mais de 19.000 km, é muito diferente: ao longo da Grande Baía australiana as costas são por vezes formadas por baixas falésias, enquanto no norte o litoral é cheio de ilhas e enseadas. Ao longo da costa de Queensland estende-se por cerca de 2.000 km a Grande Barreira de Coral (Great Barrier Reef), a maior formação de corais do mundo duma largura entre 16 e 145 km. O litoral a leste e sudeste é voltado para o Oceano Pacífico e é a área mais densamente povoada do país. Tasmânia, uma ilha de 67.900 km², está situada a sudeste da Austrália. Tem uma costa irregular esculpida por profundas enseadas e inúmeras ilhas.

A Cordilheira australiana (Great Dividing Range) estende-se a leste do país paralelamente à costa do Oceano Pacífico de norte a sul por mais de 3.500 km. Os maiores picos estão localizados na parte sul da secção da Cordilheira australiana nas Snowy Mountains, quer dizer nos Alpes da Austrália. O pico mais alto da Austrália é o Mount Kosciusko com 2.228 metros. Na Austrália Central há alguns picos isolados como os MacDonnell Ranges com o Monte Zeil de 1.531 metros e os Musgrave Ranges com o Monte Woodroffe de 1.435 metros. Outros picos isolados estão localizados na Austrália Ocidental, incluindo os King Leopold Ranges no planalto de Kimberley, o Hamersley Range com o Monte Meharry de 1.249 metros, o Monte Augustus com 1.105 metros, o Darling Range e o Stirling Range.

A maior parte do território australiano é formado pelo Outback australiano, uma zona árida, que estende-se por todo o território a oeste da Cordilheira australiana. Para além da Cordilheira australiana ficam as Grandes Bacias Artesianas (Great Artesian Basin), uma grande depressão, onde encontra-se a depressão máxima da Austrália pelo Lago Eyre (-12 metros). O interior do país é constituído por vastos desertos, que estão no Escudo da Austrália Ocidental, incluindo o Deserto Simpson, o Deserto Tanami, o Grande Deserto Arenoso (Great Sandy Desert), o Grande Deserto Vitória e a planície Nullarbor. A Austrália é extremamente pobre em água. Os rios têm um regime irregular, sujeitos a graves inundações e secas quase absolutas. A maioria dos rios permanentes estão localizadas na parte oriental do continente e na Tasmânia, que são as áreas mais húmidas. O principal rio da Austrália é o Murray, que forma com o seu afluente o rio Darling um único sistema fluvial com 3.750 km de comprimento com uma bacia de mais dum milhão de km², que drena a maior parte do sudeste da Austrália.

O país está em grande parte desértico ou semi-desértico, mas, apesar disso, a agricultura australiana produz grandes quantidades de cereais como trigo, cevada, aveia, milho e arroz, cana-de-açúcar, algodão e tabaco. Cultivam-se também legumes, frutas como bananas, ananás, maçãs e peras. Existe viticultura. A pecuária é outra importante actividade económica, especialmente a criação de ovinos, com a qual a Austrália está liderando a produção mundial de lã.  Há também a criação de gado. A pesca e a exploração florestal são de menor importância. A Austrália é um país rico em recursos minerais. São extraídos do subsolo ouro, estanho, opalas, chumbo, minério de ferro, zinco, cobre, carvão, bauxita, urânio, petróleo, gás natural, prata, fosfatos e tungsténio. A indústria é um dos principais sectores como a siderurgia, a mecânica, a indústria têxtil e química. As zonas industriais estão localizadas em torno das grandes cidades como Sydney, Brisbane, Melbourne, Adelaide e Perth.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Superfície: 7.682.300 km²:  área arável 6%, prados e pastagens 53%, florestas e arbustos 19%, terras incultas e improdutivas 22%
  • População: 23.075.000 (situação em 2013): europeus: ingleses, irlandeses, escoceses, galeses, italianos, alemães, gregos 90%; asiáticos: chineses, indianos, filipinos, vietnamitas 6%; aborígenes 2%
  • Capital: Canberra/Camberra.
  • Língua oficial:  A língua oficial é o inglês.
  • Religião:  cristãos 65% (católicos 26%, anglicanos 19%, outros cristãos 20%), budistas 2%, muçulmanos 2%, hinduistas 1%, judeus 0,5%.
  • Moeda: Dólar australiano (AUD).
  • Fuso horário: Fusos horário vários: UTC+8 a +11, no verão (DST), fusos vários: UTC+9 a +12

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com