Home / América do Sul / Chile / Santiago do Chile: arquitetura neo-clássica e moderna

Santiago do Chile: arquitetura neo-clássica e moderna

Santiago é a capital e a maior cidade do Chile. A sua população é superior a 5 milhões de habitantes, construída no sopé da Cordilheira dos Andes pouco mais de 500 metros acima do nível do mar. Trata-se duma das cidades mais modernas e desenvolvidas da América Latina.

Santiago foi fundada em 1541 pelo conquistador espanhol Pedro de Valdivia. O nome original da cidade era o de Santiago de Nueva Extremadura. A cidade cresceu e se desenvolveu nos séculos seguintes, mas foi atacada várias vezes pelos índios araucanos e muitas vezes foi destruída por terremotos. Com a independência do Chile tornou-se a capital do país e foi condecorada com edifícios do estilo neo-clássico.

UMA CIDADE DO ASPECTO MODERNO

Apesar de sua longa história Santiago há apenas alguns edifícios históricos do período colonial espanhol. Este é devido ao fato que a cidade tem sida muitas vezes durante séculos atingida por terremotos. Hoje ele parece com uma cidade moderna em forte desenvolvimento. A arquitetura do centro da cidade é em estilo neo-clássico e moderno.

No centro da cidade fica a colina de Santa Lucia, um parque com inúmeros monumentos como o terraço de Netuno, onde os espanhóis construíram duas fortificações no início do século XIX. Não muito longe fica a Plaza de Armas com a Catedral Metropolitana de Santiago, um edifício neoclássico do arquiteto italiano Gioacchino Toesca. O outro edifício famoso da cidade, o Palácio de La Moneda é uma obra do mesmo arquiteto. Este palácio era originalmente a casa da cidade, mas em meados do século XIX tornou-se a residência do presidente da República Chilena. O prédio tem ainda hoje essa função. Outros monumentos históricos interessantes são as igrejas barrocas clássicas de la Merced, de Santo Domingo e de Recoleta.

Hoje a cidade tem uma aparência moderna. Existem arranha-céus e grandes centros comerciais. A Gran Torre Santiago, que faz parte do complexo Costanera Center, é com 300 m de altura o edifício mais alto da América Latina.

A cidade é servida por um aeroporto moderno internacional: O Aeropuerto Internacional Arturo Merino Benítez a 18 km do centro da cidade. O aeroporto de Santiago do Chile está bem conectado com outros países da América Latina, da Europa, da América do Norte e da Oceania.

O clima de Santiago do Chile.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM SANTIAGO DO CHILE

Booking.com