Home / Europa / Espanha / Comunidade Valenciana: uma cidade dinâmica, um litoral com belas praias e a paella
Río Júcar, Assut d'Antella, Comunidade Valenciana, Espanha. Author Adrià C P. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Río Júcar, Assut d'Antella, Comunidade Valenciana, Espanha. Author Adrià C P

Comunidade Valenciana: uma cidade dinâmica, um litoral com belas praias e a paella

A Comunidade Valenciana (Comunidad Valenciana) é uma região da Espanha, localizada no centro-leste da Península Ibérica com vista para mais de 500 km de litoral do Mar Mediterrâneo, enquanto o interior tem fronteiras comuns com as regiões de Múrcia, Castela-Mancha, Aragão e Catalunha.

A região corresponde em grande parte ao antigo Reino de Valencia e está dividida administrativamente em três províncias: Alicante, Valência e Castellón. A capital é a cidade de Valência. A Comunidade Valenciana tem duas línguas oficiais: espanhol e valenciano (catalão).

As montanhas ocupam a maior parte do território da região e as áreas de planície são limitadas a uma estreita faixa ao longo da costa. A Depressão de Valência, onde fica a área metropolitana de Valência, é a maior aglomeração da região e a terceira da Espanha após Madrid e Barcelona.

Sierra de Irta, Costa del Azahar, Comunidade Valenciana, Espanha. Author JFCS Valencia. Licensed under the Creative Commons Attribution

Sierra de Irta, Costa del Azahar, Comunidade Valenciana, Espanha. Author JFCS Valencia

Na Depressão Valenciana em correspondência com o rio Júcar encontram-se e acabam as duas grandes cadeias montanhosas da Península Ibérica: o Sistema Ibérico ao norte e o Sistema Bético ao sul. A montanha mais alta da região é o Cerro Calderón com 1.837 metros, localizado no enclave de Rincón de Ademuz, fazendo parte da Serra de Javalambre no Sistema Ibérico. No extremo oeste da região é o planalto de Requena-Utiel, fazendo parte da Meseta Central e localizado a uma altitude de 750 metros.

Graças à bela costa com vista para o Mar Mediterrâneo o turismo é um dos marcos da economia regional. A Costa Blanca (Alicante, Denia, Benidorm e Torrevieja) e a Costa del Azahar (Vinaroz, Peñiscola, Benicassim) são as duas áreas turísticas da região do litoral, ricas em praias, entretenimento e centros turísticos. Do ponto de vista naturalista a região tem 22 parques nacionais. A cidade de Valência é uma forte atração para turistas, tanto para o seu centro histórico bem preservado, quanto para os muitos exemplos de arte moderna e para alimentos, incluindo a famosa paella.

Na Comunidade Valenciana existem 3 locais declarados Património Mundial pela UNESCO: a Lonja de la Seda de Valência, o Palmeiral de Elche e a arte pré-histórica da Bacia do Mediterrâneo na Península Ibérica em vários locais em diferentes regiões da Espanha.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

Comunidade Valenciana

Comunidade Valenciana

COMUNIDADE VALENCIANA

  • Área: 23.255 km²
  • População: 5.094.000 (censo de 2009)
  • Capital: Valencia
banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: