Home / Europa / Espanha / Comunidade Valenciana: uma cidade dinâmica, um litoral com belas praias e a paella

Comunidade Valenciana: uma cidade dinâmica, um litoral com belas praias e a paella

A Comunidade Valenciana (Comunidad Valenciana) é uma região da Espanha, localizada no centro-leste da Península Ibérica com vista para mais de 500 km de litoral do Mar Mediterrâneo, enquanto o interior tem fronteiras comuns com as regiões de Múrcia, Castela-Mancha, Aragão e Catalunha.

A região corresponde em grande parte ao antigo Reino de Valencia e está dividida administrativamente em três províncias: Alicante, Valência e Castellón. A capital é a cidade de Valência. A Comunidade Valenciana tem duas línguas oficiais: espanhol e valenciano (catalão).

As montanhas ocupam a maior parte do território da região e as áreas de planície são limitadas a uma estreita faixa ao longo da costa. A Depressão de Valência, onde fica a área metropolitana de Valência, é a maior aglomeração da região e a terceira da Espanha após Madrid e Barcelona.

Na Depressão Valenciana em correspondência com o rio Júcar encontram-se e acabam as duas grandes cadeias montanhosas da Península Ibérica: o Sistema Ibérico ao norte e o Sistema Bético ao sul. A montanha mais alta da região é o Cerro Calderón com 1.837 metros, localizado no enclave de Rincón de Ademuz, fazendo parte da Serra de Javalambre no Sistema Ibérico. No extremo oeste da região é o planalto de Requena-Utiel, fazendo parte da Meseta Central e localizado a uma altitude de 750 metros.

Graças à bela costa com vista para o Mar Mediterrâneo o turismo é um dos marcos da economia regional. A Costa Blanca (Alicante, Denia, Benidorm e Torrevieja) e a Costa del Azahar (Vinaroz, Peñiscola, Benicassim) são as duas áreas turísticas da região do litoral, ricas em praias, entretenimento e centros turísticos. Do ponto de vista naturalista a região tem 22 parques nacionais. A cidade de Valência é uma forte atração para turistas, tanto para o seu centro histórico bem preservado, quanto para os muitos exemplos de arte moderna e para alimentos, incluindo a famosa paella.

Na Comunidade Valenciana existem 3 locais declarados Património Mundial pela UNESCO: a Lonja de la Seda de Valência, o Palmeiral de Elche e a arte pré-histórica da Bacia do Mediterrâneo na Península Ibérica em vários locais em diferentes regiões da Espanha.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

COMUNIDADE VALENCIANA

  • Área: 23.255 km²
  • População: 5.094.000 (censo de 2009)
  • Capital: Valencia

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com