Home / Europa / Espanha / Andaluzia: arte árabe e cristã
Alhambra, Granada, Andaluzia, Espanha. Author and Copyright Liliana Ramerini
Alhambra, Granada, Andaluzia, Espanha. Author Liliana Ramerini

Andaluzia: arte árabe e cristã

A Andaluzia é, por extensão, a segunda região (Comunidade Autónoma) e a mais populosa da Espanha. É composta por oito províncias: Almería, Cádiz, Córdova, Granada, Huelva, Jaén, Málaga e Sevilha (Sevilla).

A capital da Andaluzia é a cidade de Sevilha, uma das cidades mais belas e vibrantes da Espanha. A região faz fronteira a oeste com Portugal, a norte com a Extremadura e a Castela-La Mancha, no leste com Múrcia, enquanto a sul é a base britânica de Gibraltar.

O território andaluz é formado por uma área plana, a Depressão Bética, localizada no vale do rio Guadalquivir, que atravessa a região de nordeste para sudoeste, mas a maioria da Andaluzia é montanhosa.

Andaluzia, Espanha

Andaluzia, Espanha

Para o norte do vale do Guadalquivir são as montanhas não muito altas – pouco mais de 1.000 metros – da Serra Morena, além do qual começa a Meseta, enquanto a leste do vale do rio e perto da costa está a cadeia da Serra Nevada, que faz parte da Cordilheira Bética.

A Serra Nevada é composta por vários picos com mais de 3.000 metros de altura, atingindo o ponto mais alto com o Pico Mulhacén de 3.478 metros, que é a montanha mais alta da Península Ibérica. A Andaluzia é uma região agrícola, onde crescem frutas cítricas, vegetais, azeitonas, vinhas e cereais. A criação de gado é também desenvolvida.

Andaluzia sempre foi a porta da península ibérica para as populações do norte da África. Poucos quilómetros de mar separam a ponta sul da Andaluzia de Marrocos. O país viu uma sucessão de governantes ao longo dos séculos: os gregos, os fenícios, os cartagineses, os romanos, os vândalos, os viquingues, os visigodos, os francos e os árabes. A Andaluzia é uma encruzilhada de povos, raças e culturas. Estas misturas são visíveis na arquitetura das cidades andaluzas, nos alimentos e nos costumes típicos da região.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • ANDALUZIA
  • Área: 87.268 km ²
  • População: 8.285.000 (censo de 2009)
  • Capital: Sevilha (Sevilla)
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem