Home / Europa / Espanha / As Ilhas Baleares: o arquipélago catalão
Formentera, Baleares, Espanha. Author Samu. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Formentera, Baleares, Espanha. Author Samu

As Ilhas Baleares: o arquipélago catalão

As Ilhas Baleares são um arquipélago, situado no Mar Mediterrâneo ocidental em frente ao Golfo de Valência, composto por quatro ilhas principais: Maiorca (Mallorca) com 3626 km², Minorca (Menorca) com 689 km², Ibiza com 571 km² e Formentera com 83 km². Outras ilhas mais pequenas são Cabrera, Conejera e Espardell.

O arquipélago estende-se ao longo dum total de 4.992 km² e tem uma população dum milhão de habitantes e forma uma região própria espanhola com a capital Palma de Maiorca. As línguas oficiais do arquipélago das Ilhas Baleares são o catalão e o castelhano.

Ilhas Baleares, Espanha

Ilhas Baleares, Espanha

As ilhas são predominantemente planas com montanhas não muito altas. Apenas a ilha de Maiorca tem uma cadeia montanhosa, que culmina no Puig del Torrellas com 1.445 metros. A beleza natural, a vida noturna, as praias e os centros mundanos fazem da indústria do turismo uma das principais actividades económicas das Ilhas Baleares.

O território das Ilhas Baleares é protegido por um parque nacional terrestre e marinho: o Parque Nacional do arquipélago de Cabrera na ilha de Maiorca. No território do arquipélago há também sete parques naturais: Cala d’Hort (Ibiza), Cap Llentrisca i Sa Talaia (Ibiza), Cala Mondragó (Maiorca), Península del Llevant (Maiorca), Sa Dragonera (Maiorca), S’Albufera de Mallorca (Maiorca), S’Albufera des Grau (Minorca), Ses Salines (Ibiza e Formentera).

A UNESCO adicionou um sítio das Ilhas Baleares na lista do património mundial: a ilha de Ibiza com o seu património cultural e sua biodiversidade.

BALEARES

  • Área: 4.992 km ²
  • População: 1.071.000 (censo de 2008)
  • Capital: Palma di Maiorca (Palma de Mallorca)

COMO CHEGAR ÀS ILHAS BALEARES

VOOS: As Ilhas Baleares tem três aeroportos internacionais, que estão localizados nas ilhas de Maiorca, Minorca e Ibiza. Há muitas conexões entre os aeroportos espanhois e as ilhas Baleares. Durante o verão a partir de vários países europeus, particularmente daqueles do norte da Europa, existem inúmeros voos charter. A ilha de Formentera não tem um aeroporto, mas para alcançá-la é aconselhável de usar o aeroporto de Ibiza. De Ibiza confortáveis balsas chegam a Formentera em 25 minutos.

O Aeroporto de Palma di Maiorca (Son Sant Joan) ficando a 11 km a sudeste de Palma de Maiorca tem o código PMI. O Aeroporto de Ibiza (Sant Jordi) a 7 km de Ibiza e a 5 km de Sant Jordi tem o código IBZ. O Aeroporto de Mahon-Minorca (Mahón) a 5 km de Mahón tem o código MAH.

FERRIES: Os principais portos das ilhas Baleares são os portos de Palma de Maiorca, Alcudia (Maiorca), Mahon (Minorca), Ciudadela de Minorca, Ibiza e La Savina (Formentera).

Conexões com a Espanha peninsular: As seguintes companhias de navegação estão fazendo conexões entre a Espanha peninsular e as Ilhas Baleares: Iscomar: Barcelona-Maiorca, Barcelona-Minorca, Barcelona-Ibiza, Valencia-Maiorca, Denia-Ibiza; Baleària Eurolínies Marítimes: Barcelona-Maiorca, Barcelona-Minorca, Barcelona-Ibiza, Valencia-Maiorca, Denia-Ibiza; Acciona-Trasmediterranea: Barcelona-Maiorca, Barcelona-Minorca, Barcelona-Ibiza, Valência-Maiorca, Valência-Ibiza, Denia-Ibiza, Alicante-Ibiza; Cape Balear de Cruceros: Palamos (Costa Brava)-Ciutadella de Menorca.

As ligações entre as Ilhas Baleares: As Ilhas Baleares são também um ponto de escala de muitos navios de cruzeiro. Além disso todos os dias há ferries regulares, que ligam estas ilhas entre elas: Trasmapi: Ibiza-Formentera-Ibiza numa passagem de 25 minutos. Mediterranea Pitiusa SL: Ibiza-Formentera-Ibiza; Iscomar: Mallorca-Menorca, Ibiza-Formentera; Cape Balear de Cruceros: Cala Rajada (Mallorca)-Ciutadella de Menorca, Ibiza-Cala Rajada (Mallorca); Baleària Eurolínies Marítimes: Ibiza-Formentera, Ibiza-Palma de Mallorca, Ciutadella de Menorca-Alcudia (Mallorca); Acciona-Trasmediterranea: Mallorca-Menorca, Ibiza-Mallorca.

LOCALIZAÇÃO DAS ILHAS BALEARES

As Ilhas Baleares estão localizadas no oeste do Mar Mediterrâneo em frente da costa da Catalunha e da Comunidade Valenciana. O arquipélago é constituído por quatro ilhas principais. A maior delas é a de Maiorca. A ilha mais ao norte é Menorca, enquanto a ilha mais ao sul é a pequena ilha de Formentera. A ilha de Ibiza é a mais ocidental e a mais próxima da costa da Espanha, ficando a uma distância de 80 km.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem