Home / América do Sul / Uruguai / Piriápolis: um balneário à beira-mar modelado segundo balneários europeus do fim do século XIX
Piriápolis, Uruguai. Author Hoverfish. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Piriápolis, Uruguai. Author Hoverfish

Piriápolis: um balneário à beira-mar modelado segundo balneários europeus do fim do século XIX

A cidade de Piriápolis é um grande balneário à beira-mar na costa do Uruguai, localizado ao longo do Rio da Prata a 50 km a leste de Montevidéu. Está localizada entre as cidades de Atlántida e Punta del Este. Piriápolis é uma cidade recém-fundada, que foi estabelecida em 1890 por Francesco Piria, que a chamou pelo nome de El Balneario del Porvenir. Nos primeiros anos após a fundação foram construídos alguns hotéis e um pequeno porto. Para a maioria dos edifícios o fundador foi inspirado pelos balneários mais famosos da Itália e da França. A cidade cresceu lentamente como balneário à beira-mar e foram construídos acampamentos de verão e outros hotéis. Hoje apresenta uma grande variedade de acomodações para todos os orçamentos do mais elegante e caro para aqueles simples e barato, quer dizer acampamentos de verão.

A rua mais elegante de Piriápolis e o coração da cidade é a Rambla de los Argentinos, uma avenida, que corre ao longo da Praia de Piriápolis. Aqui concentram-se os principais hotéis e casinos, as lojas e os restaurantes. É o centro da vida noturna de Piriápolis. O pequeno porto da cidade está localizado no extremo leste da Rambla de los Argentinos, enquanto do lado oposto a oeste à beira-mar fica a Plaza Armenia, uma espécie de terraço ao longo da praia. A Avenida José Gervasio Artigas intercepta a Rambla de los Argentinos e leva para o parque mais importante de Piriápolis: o Parque La Cascada.

Piriápolis, Uruguai. Author Roxyuru. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Piriápolis, Uruguai. Author Roxyuru

Ao longo da costa em direção a Montevidéu e Atlántida seguem pequenos povoados à beira-mar, incluindo Playa Grande, Playa Hermosa, Playa Verde, Las Flores, Bella Vista até chegar a Solis. Do lado oposto, o que vai para Punta del Este com o seu porto fica a aldeia de San Frnacisco com a Playa Parador Movistar e a Punta Colorada. Em seguida há uma longa praia, onde há os balneários de Punta Negra, Sauce de Portezuelo, Ocean Park, Chihuahua e Solanas Green Park, que conduz para Punta Ballena perto de Punta del Este.

Entre as excursões para fazer perto de Piriápolis há uma excursão para a Capilla de San Antonio, que está localizada numa colina com vista para a cidade, a partir do qual tem belas vistas da praia e do mar. Outra excursão interessante é fazer uma visita a Trilogía de las Fuentes: uma série de três fontes: Fuente de Venus, Fuente del Toro e Fuente de Stella Maris ou Gruta de los Patos. Todas as três foram construídas em 1920 e lembram as fontes presentes em muitas vilas e palácios italianos e franceses. Os amantes da natureza podem visitar a Reserva de Flora y Fauna del Pan de Azúcar, que está localizada a 6 km ao norte de Piriápolis: o Cerro Pan de Azúcar, que che atinge 389 metros acima do nível do mar. É o terceiro “pico” mais alto do Uruguai. Perto do Pan de Azúcar fica o Castillo de Piria, que foi a residência do fundador de Piriápolis. Hoje é um museu: Museo Parque Municipal Castillo Francisco Piria.

COMO CHEGAR: Piriápolis é servido por ligações de autocarro com Montevidéu e Punta del Este, mas para mover-se livremente é muito mais conveniente usar um carro alugado. É geralmente mais barato reservar um carro num aluguer de automóveis pela internet antes de partir e recolhê-lo no aeroporto de Montevidéu na chegada.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem