Home / América do Norte / Gronelândia / A Cozinha groenlandesa

A Cozinha groenlandesa

A cultura culinária groenlandesa está intimamente ligada a uma forte solidariedade social da antiga comunidade de caçadores, onde era vitalmente necessário, que a captura foi compartilhada.

O clima e o ambiente natural ártico faz a cozinha groenlandesa única: Os ingredientes básicos consistem de peixes e aves, da caça (morsas, renas, cervos, perdizes, focas e baleias) e de frutos silvestres. Os legumes e frutas são importados, dado o clima severo.

O prato nacional groenlandês é o suaasat, uma sopa saborosa preparada com carne de foca cozida, arroz e cebolas. É simples a preparar. Uma outra especialidade é o Mattak: Pele de baleia com uma fina camada de gordura. É comido cru, cortado em quadrados, sendo uma excelente fonte de vitamina C.

Há pratos como o Kiviaq, certamente muito longe da nossa culinária ocidental, tanto no que respeita a sua preparação, que a sua degustação, apesar dos groenlandeses, que o consideram um prato típico para preparar durante os dias feriados e aniversários. Quer saber o que é? Eles são aves marinhas caçadas, chamadas Auk. Uma vez mortas são limpadas das órgãos internas e descansadas dentro duma foca. Depois disso é inserida numa bolsa bem cozida e será colocada sob uma rocha, permanecendo aqui para amadurecer durante um meio ano. Durante esse tempo o saco é removido, aberta a foca e extractas as aves, que vão ser consumidas sem cozimento !!

Mais adequados para os nossos gostos são os pratos como o boi almiscarado, as costeletas de cordeiro, a carne de baleia fumada e a salsicha de cordeiro.

A carne de baleia (arvik), servida torrada ou fumada com cebolas douradas ou batatas cozidas, é um prato delicioso. Entre os peixes mais comuns há o peixe fumado, os mexilhões, o filé de cantarilho, a truta marinada, o bacalhau e o salmão, ao lado dos frutos do mar como os camarões e os caranguejos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com