Home / Ásia / Síria / Síria: restos de idade helenística, romana e medieval

Síria: restos de idade helenística, romana e medieval

Síria (Al-Jumūhrīyā al-’Arabīya as-Sūrīyā) é uma república presidencial no Oriente Médio, que faz fronteira com a Turquia no norte, com o Iraque no leste e sudeste, com a Jordânia no sul e no sudoeste com o Líbano e Israel. É banhada a oeste pelo Mar Mediterrâneo. A maior cidade é a capital Damasco e outras cidades são Alepo, Homs, Hama e Latakia.

A Síria consiste principalmente de um planalto árido, que se estende para o leste, quebrado ao nordeste pela fértil região de Al-Jazira (Mesopotâmia), que é uma vasta planície cultivada e percorrida pelo rio Eufrates. A sudoeste fica o deserto sírio.

Para o oeste o litoral é ocupado por uma estreita faixa de terra plana e pelas montanhas do Jabal an Nusayriyah, que correm paralelamente à costa até à fronteira com o Líbano, onde fica a depressão tectónica do Al Ghab, uma área fértil irrigada pelo rio Orontes.

A fronteira com o Líbano é marcada pelas montanhas do Antilíbano, onde fica o pico mais alto do país: o Monte Hermon/Jabal ash Shaykh com 2.814 metros. Aqui no sudoeste está a região do Hawran (Hauran), uma importante área agrícola. Na fronteira com Israel fica a região montanhosa das Colinas de Golã. Os principais rios do país são o Eufrates, que corre no nordeste do país por quase 700 km, o Orontes, que atravessa a parte ocidental do país de norte a sul, passando pelas cidades de Homs e Hama, e o Tigre, que marca no extremo nordeste a fronteira com a Turquia.

A economia da Síria é baseada na agricultura com trigo, cevada, vegetais, tabaco, batatas, uvas, azeitonas, algodão e frutas cítricas e na pecuária com ovinos, caprinos e bovinos. O artesanato com tecidos de seda, tapetes, latão, cobre e prata é importante. Entre os recursos minerais encontram-se petróleo, gás natural, fosfatos, sal, cromo, manganês, ferro e amianto.  A indústria é baseada na transformação de produtos locais agrícolas e em têxteis. Uma das principais fontes de riqueza é ganha pelo turismo.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Superfície: 185.180 km²: terras aráveis 2%, prados e pastagens 45%, florestas e arbustos 3%, terras incultas e improdutivas 50%
  • População: 19.405.000 (situação em 2007): árabes 90%, curdos, armênios, turcos
  • Capital: Damasco.
  • Língua oficial: A língua oficial é o árabe.
  • Religião: muçulmanos 90% (sunitas 74%, alauitas, drusos), cristãos 10% (ortodoxos 5%, católicos romanos 2%)
  • Moeda: Libra síria (SYP)
  • Fuso horário: UTC+2, no verão UTC+3 horas