Home / Europa / Grécia / Naxos: colinas verdes e belas praias
Agios Prokopios, Naxos, Cíclades, Grécia. Author Ildebrando. No Copyright
Agios Prokopios, Naxos, Cíclades, Grécia. Author Ildebrando

Naxos: colinas verdes e belas praias

A ilha de Naxos com 429 quilómetros quadrados e 19 mil habitantes está localizada no Mar Egeu no arquipélago das ilhas Cíclades ao nordoeste de Amorgos e ao leste de Paros. A ilha é a maior das Cíclades. É uma ilha montanhosa com o topo do Monte Zas. A montanha mais alta das Cíclades chega a 1.003 metros de altura. A ilha é uma das mais férteis das Cíclades, seus terrenos são bem irrigados e sua agricultura é próspera. São produzidos sobretudo frutas e legumes, mas também o azeite e o vinho. É praticada também a criação de animais, produtos lácteos como queijo e iogurte. São muito bem conhecidos e apreciados.

A ilha é rica em praias, especialmente no seu lado ocidental. Muitos são os vestígios arqueológicos espalhados pela ilha. O centro mais importante é a vila de Hora ou Naxos, que está localizada ao longo da costa oeste da ilha. Aqui partem todos os ferries, que ligam Naxos com Atenas e as principais ilhas das Cíclades. Naxos está também equipada dum aeroporto para voos regulares para Atenas.

Apollonas, Naxos, Cíclades, Grécia. Author Tango7174. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Apollonas, Naxos, Cíclades, Grécia. Author Tango7174

A capital da ilha, Hora ou Naxos, é dominada pela fortaleza (Kastro), construída pelos venezianos no século XIII, que contêm casas venezianas antigas e edifícios medievais, que dão à aldeia uma aparência distinta. Esta foi a capital do ducado de Naxos, que controlava todas as Cíclades. Na área de Kastro são também dois museus interessantes: o Museo Veneziano da Rocca Barozzi e o Museu Arqueológico. Interessante é também uma visita ao bairro de Bourgos sob o Kastro veneziano. Perto da beira-mar em Paralia na ilha de Palatia estão localizados ao lado do porto os poucos restos do templo dedicado a Apolo. Quase no centro da ilha ao longo das encostas do Monte Fanari fica a encantadora aldeia de montanha de Apiranthos, que abriga três pequenos museus: o Museu de Arqueologia, o Museu de História Natural e o Museu Geológico.

Filoti, Naxos, Cíclades, Grécia. Author Tango7174. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Filoti, Naxos, Cíclades, Grécia. Author Tango7174

No interior da ilha e ao longo de suas costas são torres e fortificações da época veneziana, mas também igrejas e mosteiros bizantinos, vestígios arqueológicos, menires, cemitérios e antigas minas. Naxos tem algumas praias muito agradáveis como a de Agia Anna, localizada ao longo da costa sudoeste. A praia de Plaka fica perto. Seguem as de Mikri Vigla, Kastraki e finalmente a de Pyrgaki. Muito bom é também a costa leste mais selvagem e com algumas baías encantadoras como as de Kalandos, Klidou, Psili Ammos e Panormos.

No norte da ilha encontram-se as baías de Apollonas e a praia de Abrão. Em Apollonas é uma estátua colossal inacabada (Kouros de Apollonas) do século VII a.C. de mais de 10 metros de altura. Duas outras estátuas inacabadas (Kouros de Flerio), que remontam ao sétimo ou sexto século a.C. estão localizadas na região central da ilha perto da aldeia de Melanes, quer dizer a seis quilómetros a leste da vila de Naxos. A primeira estátua inacabada está localizada num jardim e é de 4,5 metros de altura, enquanto a outra, de 5 metros de altura, está sempre numa pedreira perto de Melanes.

Apollonas, Naxos, Cíclades, Grécia. Author Tango7174. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike.

Apollonas, Naxos, Cíclades, Grécia. Author Tango7174

Além da costa o interior da ilha é também muito atraente. A pitoresca aldeia de Halki, localizada na área de Tragaéa, é uma área plana e rica em culturas. É famosa por suo cedro (Quitrom), que é aqui ainda destilado. A poucos quilómetros ao norte de Halki fica a Panagia Drosiani, uma antiga igreja decorada com afrescos do século VII. Para o sudoeste de Halki perto da aldeia de Sangri há o Castelo de Bazeos com uma torre construída no século XVII para acolher um mosteiro. A um km de Sangri existem as ruínas do templo de Deméter.

Naxos foi um importante centro comercial durante a antiguidade e continuou a florescer até a época bizantina. No século XIII – como todas as Cíclades – Naxos tornou-se num posse da República de Veneza como uma parte do Ducado do Arquipélago. Em 1564 tornou-se parte do Império Otomano, a que permaneceu até 1832, quando formou-se o Reino da Grécia.

Plaka, Naxos, Cíclades, Grécia. Author Alexander Gkionis. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Plaka, Naxos, Cíclades, Grécia. Author Alexander Gkionis

COMO CHEGAR A NAXOS

VOOS: A ilha de Naxos tem um pequeno aeroporto para voos, que chegam de Atenas.

FERRIES: A ilha de Naxos é uma das ilhas mais conectadas do arquipélago das ilhas Cíclades. A ilha tem excelentes ligações de ferry com Atenas (3,5-4,5 horas) e Rodes (14 horas). Quase todas as ilhas das Cíclades são conectadas com Naxos, incluindo Ios (50 minutos de barco de alta velocidade), Folegandros (30 horas de balsa), Siros (1 hora e 45 minutos de barco de velocidade), Míconos (40 minutos de barco de alta velocidade) Santorini (1 hora e meia de ferry rápido) e Paros (45 minutos de barco de alta velocidade).

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: