Home / Ásia / Sri Lanka / O que visitar em Kandy: atrações turísticas

O que visitar em Kandy: atrações turísticas

Em toda a cidade de Kandy é como se a paisagem tinha tomado um banho de cor e foi decorado em tons tão intensos e ofuscantes. As frutas nos mercados, o templo budista de Dalada Maligawa, os elefantes decorados para as procissões são um vórtice colorido e tecido com um exuberante verde de vegetação. A cidade de Kandy foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO juntamente com Anuradhapura, Polonnaruwa e Sigiriya. Está localizada numa área montanhosa perto dum lago artificial, criado em 1907.

A principal característica deste lugar é o local de peregrinação para os budistas do mundo inteiro por causa da presença do templo “Dalada Maligawa”, que abriga o dente de Buda, que é a relíquia mais sagrada dessa religião. Segundo a lenda é um canino de Buda, que não fora queimado durante a cremação de seu corpo e foi reverenciado, protegido e transmitido de geração em geração pelos reis cingaleses.

O templo está localizado dentro do complexo de edifícios do palácio real. Uma das coisas, que impressiona visitando este lugar é o contraste com o edifício vizinho da época e de estilo vitoriano, que é o sítio do tribunal local: Juntos parecem dizer, sem usar uma só palavra, a turbulência política e histórica e mesmo a arquitetura, que ocorreu neste lugar na era colonial. Dentro do templo – neutro de fora como colorido de dentro – pode atravessar corredores imensos decorados e onde pode observar a urna de ouro finamente trabalhada, que serve à relíquia.

Outros locais notáveis para visitar em Kandy são os importantes locais de culto Natha Devala e Vishnu Devala junto com o “Kiri samudraya” ou a ilha localizada no meio do lago. Extraordinário é o Jardim Botânico Real de Peradeniya, cuja construção remonta a 1300 e tem uma área de 59 hectares. É realmente difícil de descrever as inúmeras espécies de plantas, flores e insetos, que habitam este lugar mágico: as raras orquídeas com cores iridescentes, as borboletas maravilhosas e árvores centenárias. Neste lugar mesmo as aranhas são bonitas e coloridas e às vezes perigosas.

Quem pode planear a sua estadia no Sri Lanka entre o final de julho e o início de agosto não deve perder o festival budista de Esala Perahera. No curso de 11 dias pode assistir aos dançarinos vestidos de branco e vermelho, o templo do dente sagrado iluminado e a procissão de elefantes decorados nas formas mais coloridas e brilhantes, que pode imaginar. Natureza, cultura, arte e tradições fazem de Kandy um lugar precioso para descobrir durante uma viagem no Sri Lanka. Kandy é um destino de cultura e religião, que pode surpreender mesmo o viajante acostumado a viajar pelo mundo.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

Booking.com