Home / Europa / Noruega / Oslo: uma cidade moderna, cheia de grandes parques e museus
Opera House, Oslo, Noruega. Autor GAD. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Opera House, Oslo, Noruega. Autor GAD

Oslo: uma cidade moderna, cheia de grandes parques e museus

Oslo com 570 mil habitantes e mais dum milhão na área metropolitana é a capital e a maior cidade da Noruega. A cidade está localizada no sudeste do país na costa norte do Oslofjord na parte interna do fiorde. Oslo está localizada numa área plana, dominada por colinas. Oslo é hoje uma cidade moderna, sendo uma das mais verdes da Europa, cheia de grandes parques e áreas protegidas.

A cidade foi fundada no século XI e tornou-se a capital da Noruega no século XIV com a construção da fortaleza de Akershus. Em 1380 com a união da Noruega com a Dinamarca a cidade perdeu o seu papel de capital em favor de Copenhague, um papel que ela recuperou apenas em 1814, quando a Noruega tornou-se independente da Dinamarca.

O período dinamarquês viu o desenvolvimento comercial de Oslo graças ao tratamento de peles e de couro. Este comércio foi até o século XVI nas mãos de comerciantes alemães. No século XVII um grande incêndio destruiu uma grande parte da cidade. Nesse tempo a cidade foi renomeada Christiania em honra do rei Cristiano IV de Dinamarca, que esforçou-se para reconstruí-la sobre as cinzas do fogo.

Akershus Festning, Oslo, Noruega. Autor Tomasz Sienicki. Licensed under the Creative Commons Attribution

Akershus Festning, Oslo, Noruega. Autor Tomasz Sienicki

A nova cidade foi construída ao norte do Castelo de Akershus. Esta área da cidade é ainda o núcleo comercial de Oslo, centrando-se na praça principal, o Stortorget. Na área central da cidade ficam a fortaleza medieval de Akershus do século XIV e a Igreja de São Hallvard do século XII. O resto dos edifícios da cidade tradicional é mais recente. A parte mais antiga data dos séculos XVII e XVIII. Aqui é também o Palácio Real (Slottet), construído no século XIX.

Oslo tem uma aparência moderna com edifícios públicos modernos e grandes parques verdes como o Slottsparken perto do Palácio Real (Slottet), o Parque São Hanshaugen e o grande Parque Frogner (Frognerparken), localizado ao noroeste do centro da cidade. O maior parque da cidade tem esculturas de Gustav Vigeland e um museu de suas obras.

Oslo, Noruega. Autor Bernt Rostad. Licensed under the Creative Commons Attribution

Oslo, Noruega. Autor Bernt Rostad

Oslo tem uma boa quantidade de museus, em que são mantidos numerosas obras de arte, incluindo uma extensa coleção de obras de Edvard Munch, guardado no Museu Munch (Munch-Museet). O museu exibe mais da metade da produção de pinturas de Munch, ou os originais ou pelo menos uma cópia de todas as suas impressões. O Museu Nacional (Nasjonalmuseet for kunst, arkitektur og design) abriga a maior coleção de arte norueguesa. Este museu é dividido em várias partes: Há a Galeria Nacional, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu Nacional, o Museu de Artes Decorativas e o Museu Nacional de Arquitetura. Na Universidade de Oslo existe um Museu interessante de História Natural (Naturhistorisk museum/NHM).

No subúrbio de Bygdøy a oeste do centro de Oslo há alguns museus interessantes, dedicados à história dos viquingues. Estes incluem o Museu Fram, dedicado à exploração polar norueguês, o famoso Museu do Navio Viquingue (Vikingskiphuset) com alguns barcos viquingues originais em excelente estado de conservação, o Museu Norueguês de História Cultural (Norsk Folkemuseum) com originais e reconstruções de casas antigas norueguesas. Este museu ao ar livre contém 155 autênticos edifícios antigos de todas as partes da Noruega, incluindo uma antiga igreja de madeira (Gol stavkirke) do século XIII. O Museu Kon-Tiki é dedicado à expedição da balsa Kon-Tiki por Thor Heyerdahl. O Museu Marítimo Norueguês (Norsk Maritimt Museum) é dedicado à história dos barcos e da pesca.

O clima de Oslo.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: