Home / América do Sul / Chile / Cabo de Horn: Onde as águas do Atlântico e do Pacífico encontram-se
Cabo Horn, Chile. Autor e Copyright Marco Ramerini.
Cabo Horn, Chile. Autor e Copyright Marco Ramerini.

Cabo de Horn: Onde as águas do Atlântico e do Pacífico encontram-se

O Cabo de Horn está localizado no arquipélago das ilhas Hermite ao sul da Terra do Fogo. O verdadeiro cabo està na ilha mais ao sul do arquipélago: A ilha de Hornos. Neste ponto as águas do Oceano Atlântico e do Oceano Pacífico colidem. Além do Cabo de Horn abre-se a passagem de Drake, que separa a América da Antártida, que está localizada apenas a 650 km mais ao sul.

O Cabo de Horn (Cabo de Hornos em espanhol) é considerado o ponto mais meridional do continente americano (55°58′48″S, 067°17′21″W), embora isso não é exacto, porque na verdade o ponto mais meridional do continente americano é o ilheu Águila (56°32′16″S, 68°43′10″W), uma pequena rocha no arquipélago de Diego Ramírez, que é localizada cerca de 100 km a sudoeste de Cabo de Horn.

Cabo de Horn foi descoberto em janeiro de 1616 pelos exploradores neerlandeses Isaac Le Maire e Willem Schouten. Esta área é conhecida por mau tempo, para as tempestades e pelas condições meteorológicas desfavoráveis. O vento frio e forte é muitas vezes dominado por nuvens escuras e portador de tempestade de chuva. O mar tem muitas vezes uma aparência escura e tempestuosa. Nesta área o clima muda abruptamente e os ventos são muito fortes e impetuosos.

O Farol do Cabo Horn, Chile. Autor e Copyright Marco Ramerini.

O Farol do Cabo de Horn, Chile. Autor e Copyright Marco Ramerini.

Cabo de Horn é um lugar mítico para todos os velejadores e de desafio constante. Navegando nestas águas pode observar pinguins, focas, golfinhos e baleias. Cabo de Horn é o maior desafio para aqueles sob a vela e é uma área famigerada para tempestades e naufrágios. Há vários fatores, que se combinam para fazer a passagem em torno do Cabo de Horn uma das rotas marítimas mais perigosas do mundo: As condições extremas de navegação, que normalmente caracterizam as águas do oceano nesta latitude, a geografia da passagem sul do Cabo de Horn e a latitude extrema sul de Cabo de Horn.

Na ilha encontram-se dois faróis, uma capela, alguns edifícios e monumentos, que comemoram os náufragos destes mares. Um outro monumento retrata um albatroz em voo. A área é protegida pelo Parque Nacional Cabo de Hornos, sendo uma Reserva de Biosfera da UNESCO.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.