Home / América do Sul / Brasil / Bahia / Chapada Diamantina atrações turísticas: o que ver na Chapada Diamantina
Morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. Author and Copyright Marco Ramerini
Morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. Author Marco Ramerini

Chapada Diamantina atrações turísticas: o que ver na Chapada Diamantina

LENÇÓIS

A cidade de Lençóis, 410 quilômetros a oeste de Salvador, foi fundada pelos garimpeiros em 1845. A origem do nome Lençóis parece ser derivada das tendas dos garimpeiros, que foram estendidas em quantidades, de tal forma, que vistas de cima pareciam como lençóis.

Com sua arquitetura, herança do tempo da descoberta dos diamantes, e como centro turístico da Chapada Diamantina, Lençóis atrai muitos visitantes e oferece muitos instalações de infra-estrutura turística incluindo vários restaurantes, hotéis e pousadas. Serrano, a área diamantífera mais próxima de Lençóis, é uma área muito bonita com pequenas pedras multicoloridas e muitos buracos cheios de água.

Esta localidade é uma excelente base para visitar as inúmeras atrações da Chapada Diamantina.

MORRO DO PAI INÁCIO

O Morro do Pai Inácio é o cartão postal da Chapada Diamantina. Sua parte superior tem 1,120 m. de altitude, oferecendo uma vista sensacional da região. O nome da montanha vem de uma lenda local que diz que um escravo fugitivo chamado Inácio, que foi perseguido por seu mestre, saltou do alto do morro e sobreviveu.

A sua paisagem, a estrutura geológica e as espécies vegetais, que crescem, formam um eco-sistema único.  O morro está localizado entre o limite do Parque Nacional da Chapada Diamantina e a Área de Proteção Marimbus-Iraquara. O clima da região é tropical (semi-húmido) com chuvas durante os meses de Novembro a Fevereiro.

MARIMBUS PANTANAL

O Marimbus Pantanal é uma bonita zona húmida da Chapada Diamantina, uma região semelhante ao Pantanal do sul-oeste do Brasil.

A viagem normalmente começa no povoado de Remanso, que foi o primeiro povoado da região para ser criado por escravos libertos após a escravidão foi abolida na Bahia.

Aqui é onde começa o passeio de canoa, que leva 2 horas para chegar ao Rio Marimbus. No final da viagem de canoa depois de uma curta caminhada pode chegar à Cachoeira do Rio Roncador para um banho relaxante.

O caminho de volta para Lençóis é uma aventura em carro todo terreno com vários vaus de rios.

GRUTA LAPA DOCE

Localizada em Iraquara, esta gruta é alcançada através dum passeio agradável. Pertence a um complexo de cavernas chamados Lapa Doce I, II e III.

Dentro desta gruta existem formações geológicas de rara beleza, incluindo a combinação de cores vermelha e branca nas formações. O sistema de grutas de Lapa Doce tem um comprimento de 17,0 km.

O sistema de grutas da Lapa Doce é considerado como um das dez maravilhas maiores do Brasil. O sistema Lapa Doce tem galerias de grande porte, que em muitos lugares têm alturas superiores a 50 m e larguras superiores a 15 m.

GRUTA PRATINHA

A gruta da Pratinha está localizada no município de Iraquara e é formada pelo rio Pratinha, que aqui tem a sua única parte visível, porque o rio é subterrâneo para 150 km.  Nasce no sertão do Rio São Francisco.

A gruta da Pratinha estende-se por 100 m. e sua profundidade varia de 1 a 2 m. A bela vista de um enorme lago de água de cristal claro se materializa quando você desce as escadas naturais, que levam ao mergulho.

A gruta da Pratinha é uma formação semelhante à Gruta Azul. Aqui o rio corre para um grande lago com água de cristal claro, que é bom para a natação e mergulho. O mergulho no lago é aberto ao público em geral.

A curta distância da gruta da Pratinha encontra-se a Gruta Azul.

GRUTA AZUL

A Gruta Azul é uma caverna de rocha calcária situada a pouca distância da Pratinha. Esta caverna é formada pelas mesmas águas subterrâneas emergentes na Gruta da Pratinha.

Na entrada da boca da gruta – os raios de sol atingem o lago interior – cria-se um espetáculo visual deslumbrante com tons de azul a ser dados pelos minerais presentes na água, tratando-se de magnésio.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

ALOJAMENTOS E HOTÉIS NA CHAPADA DIAMANTINA

Booking.com