O Estado de Santa Catarina é o menor estado da Região Sul e está entre os mais altos padrões de vida no Brasil. A capital do Estado é a cidade de Florianópolis, localizada em um belo local ao longo da costa da ilha de Santa Catarina. Mas a maior cidade é Joinville, localizada perto da costa na parte norte do Estado.
IMIGRAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ
Santa Catarina, bem como outros Estados do sul do Brasil é povoada em sua maioria por descendentes de colonos europeus provenientes de Portugal, da Itália e da Alemanha.
O território de Santa Catarina consiste basicamente de planaltos. Isso significa que mais da metade do país está a uma altitude acima de 600 metros. As poucas áreas planas são encontrados ao longo da costa, mas a uma curta distância encontra-se já a Serra do Mar, enquanto que no interior estãoa as montanhas da Serra Geral, onde há a montanha mais alta do Estado: o Morro da Boa Vista com 1.827 metros.
O Estado de Santa Catarina tem indústria, pecuária e uma agricultura altamente desenvolvida. Os principais centros industriais da região são as cidades de Joinville e Blumenau.
O turismo é uma das principais atividades da região. Deve-se ao litoral longo, que estende-se por mais de 500 quilómetros e aos inúmeros balneários. As estâncias balneares são particularmente populares no verão entre dezembro e fevereiro, enquanto as montanhas no interior da Serra Catarinense tornam-se um destino popular no inverno, quando a neve cai. Na região existem também atrações naturais como desfiladeiros, cachoeiras e montanhas. Valem a pena de ver o Santuário de Santa Paolina em Nova Trento e o Parco Beto Carrero World na Penha. É o maior parque temático de diversões da América do Sul.
O clima do estado de Santa Catarina.
As atrações turísticas: o que visitar no Estado de Santa Catarina
Texto português corrigido por Dietrich Köster.
- Área: 95.346 km²
- População: 6.248.436 (situação em 2010): brancos 85,7%, pardos 11,7%, pretos 2,2%, amarelos ou indígenas 0,3%
- Capital: Florianópolis
- Fuso horário: UTC-3, no verão UTC-2