Home / América do Sul / Brasil / Pernambuco: história colonial, praias e cana-de-açúcar
Mercado, Recife, Pernambuco, Brasil. Author and Copyright Marco Ramerini
Mercado, Recife, Pernambuco, Brasil. Author Marco Ramerini

Pernambuco: história colonial, praias e cana-de-açúcar

O Estado de Pernambuco é um pequeno Estado do Nordeste brasileiro. A principal cidade e capital é Recife, uma importante cidade industrial com um rico passado histórico. O Pernambuco tem uma forma longa e estreita e o seu curto litoral para o leste – apenas 187 km de costa – é banhado pelo Oceano Atlântico, enquanto a norte fazem fronteira com o Pernambuco os Estados da Paraíba e do Ceará, ao sul os Estados de Alagoas e da Bahia e a oeste o Estado do Piauí. Faz parte do Estado de Pernambuco o arquipélago de Fernando de Noronha, localizado no Oceano Atlântico cerca de 350 quilômetros da costa brasileira. A população é composta principalmente por pardos (55,2%), os brancos têm 37,9%, os negros 6,3% e os amarelos e indígenas 0,6%.

A zona costeira é plana, de vegetação rica, com numerosos estuários dos rios e alguns ilhas de areia, enquanto o interior do Estado é bastante variado. Há planaltos e montanhas como a Chapada do Araripe e o Planalto de Borborema, que tem uma altitude de 600 m. Neste último há o pico mais alto do Estado: o Pico do Papagaio com 1.260 m. Mais da metade do território de Pernambuco faz parte do Sertão, uma região característica da Nordeste do Brasil com um clima semidesértico. O rio São Francisco, que marca a fronteira com o Estado da Bahia, é o maior rio em Pernambuco.

Do ponto de vista económico o Pernambuco tem a segunda maior economia do Nordeste e é a décima economia entre todos os Estados brasileiros.As forças económicas do Estado são a agricultura e a pecuária. São produzidos cana-de-açúcar, mandioca, milho, algodão, café, citrinos, bananas e abacaxi. A indústria desempenha um importante papel. Indústrias importantes são as de alimentos, têxteis, de produtos químicos e farmacêuticos e da madeira.

O turismo é uma outra atividade importante na economia de Pernambuco. O curto litoral é rico em praias e balneários conhecidos como Porto de Galinhas, Itamaracá e Pau Amarelo. De grande importância são as lembranças históricas da região como as cidades de Olinda, Recife, Itamaracá (Forte Orange) e Goiana. A cidade histórica de Olinda foi incluída no Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO. Um sitio de Património Mundial Natural da Humanidade da UNESCO é o arquipélago de Fernando de Noronha, que é juntamente com Olinda o destino mais belo do Estado de Pernambuco.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

Área: 98.938 km²
População: 8.796.032 (situação em 2010): pardos 55,2%, brancos 37,9%, pretos 6,3%, amarelos e indígenas 0,6%
Capital: Recife
Ponto mais alto: Pico do Papagaio com 1.260 m
Fuso horário: UTC-3, no arquipélago de Fernando de Noronha UTC-2

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM PERNAMBUCO

Booking.com