Home / Ásia / Turquia / Fethiye: uma bela baía repleta de ilhas

Fethiye: uma bela baía repleta de ilhas

Fethiye com 45.000 habitantes é um dos destinos turísticos mais famosos da costa sul da Turquia, localizado numa bela baía pontilhada de ilhas. Está localizado na província de Mugla a 140 km a leste de Marmaris. O nome antigo da cidade é Telmessos.

O porto natural de Fethiye é muito pitoresco. É cercado por pequenas ilhas e é o principal porto para cruzeiros na área. Os cruzeiros duram quatro dias e estendem-se ao longo da costa entre Fethiye e Olympos ou entre Fethiye e Marmaris.

Em torno da cidade linda de Fethiye existem alguns lugares arqueológicos interessantes como Telmessos e Xanthos, enquanto a 15 km de distância fica a famosa praia de Oludeniz, apelidada por sua beleza: a Lagoa Azul.

AS ATRAÇÕES TURÍSTICAS: O QUE VISITAR EM FETHIYE

Fethiye é uma estância balnear turca, que desenvolveu-se consideravelmente nas últimas décadas. A cidade é construída ao redor dos restos duma fortaleza dos Cavaleiros de Rhodes do século XV. A cidade é também cercada pelas ruínas de túmulos Lycian do século IV a.C. Entre esses túmulos o mais interessante é o de Amintas no estilo dórico.

Além das interessantes atrações arqueológicas e históricas de Fethiye a principal razão para que os turistas visitam esta cidade é o mar lindo. A área é rica em praias, incluindo a mais conhecida, que é chamada Lagoa Azul na baía de Oludeniz, uma praia de areia branca com águas azuis e limpas.

Entre as atrações nos arredores de Fethiye para visitar há o Vale das Borboletas, uma área rica em florestas e cachoeiras, que é alcançada por barco, chegando na baía de Kötürümsü.

Uma cidade fantasma misteriosa está localizada a poucos quilómetros de Fethiye. É a aldeia grega de Kaya Köyü, que foi abandonada pela população de etnia grega em 1923 na época do êxodo da população grega da Ásia Menor.

Perto de Fethiye existem vestígios de importantes cidades antigas da Lícia. A 19 km ao norte de Fethiye existem as ruínas pitorescas de Kadyanda (Uzümlü). A 36 km a leste de Fethiye ficam as ruínas de Tlos, a mais antiga cidade da Lícia com restos dum castelo, da ágora, dum teatro, de banhos romanos e duma necrópole.

A 65 km a sudeste de Fethiye estendem-se as ruínas da antiga capital da Lícia: Xanthos com um teatro, uma tumba das Harpias, o monumento de Nereida e uma ágora e o centro de adoração de Letoon com restos dos templos de Apolo, Ártemis e Leto. As duas cidades de Letoon e Xanthos foram incluídas em 1988 pela UNESCO na lista do património mundial da humanidade.

Do lado ocidental a meio caminho de Marmaris está localizado Kaunos, onde túmulos magníficos foram esculpidos na rocha. A 44 km a sudeste de Fethiye entre as ruínas de Tlos e Xanthos pode admirar por um passeio agradável o Canyon Saklıkent, formado pelas águas correntes dum rio.

Clima: quando ir para Fethiye.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

Booking.com